Os registros de Covid-19 em Taquari voltaram a aumentar na última semana. Até a quinta-feira, 30 de julho, o município tinha 202 casos, que passaram, até a quinta-feira, 6 de agosto, para 241 pacientes confirmados. Somente entre a terça-feira, 4, até ontem, foram 23 novos diagnósticos positivos. Há 479 pessoas monitoradas e 130 suspeitos aguardando o resultado de testes.
Os pacientes dessa semana são nove mulheres, com idades de 18, 26, 24, 81, 62, 33, 34, 36, 37 anos, e 14 homens, com idades de 31, 32, 66, 69, 75, 60, 67, 65, 26, 44, 30, 38, 23 e 47 anos.
Há 55 casos ativos de coronavírus no município. O número é superior ao registrado no início de maio, quando foram 50 casos ativos diagnosticados.
Dos 241 casos de Covid-19 de Taquari, 183 estão recuperados, o que corresponde a 75%. Ocorreram três óbitos de taquarienses entre os meses de junho e julho, sendo dois deles por contaminação em hospitais de Porto Alegre.
Três óbitos na UTI nesta semana
Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São José, três pacientes vieram a óbito: dois homens, ambos no dia 2 de agosto: um de 85 anos de Camaquã, e um, registrado para Bom Retiro do Sul, porém natural de Taquari. O comerciante Carlos Machado de Azevedo permaneceu por 22 dias na UTI.
Até a tarde de ontem, eram duas mulheres internadas, uma de 59 anos, de Gravataí, e outra, de 63 anos, de Arroio do Meio.
Pella Bethânia registra oito casos
A Comunidade Evangélica Pella Bethânia registrou, há duas semanas, o primeiro caso de coronavírus na instituição. Após o diagnóstico positivo do residente, a direção, junto do serviço municipal da saúde, aplicaram testes em todos os 160 residentes mais os funcionários.
Os resultados, que ainda estão sendo enviados, identificaram, até a tarde de ontem, oito casos em pacientes sem sintomas. Eles estão em isolamento na pousada, localizada junto à instituição, preparada para a possibilidade de ocorrência de coronavírus. Conforme a coordenadora geral, Ana Paula Genehr, a quarentena iniciou na quarta-feira e todos passam bem.
A direção da Pella Bethânia emitiu uma nota sobre a situação
“Nós, da Comunidade Pella Bethânia, estamos sempre atentos para proporcionar aos nossos residentes e funcionários qualidade de vida. Em tempos de pandemia, os desafios são ainda maiores e seguimos rigorosamente as orientações da ANVISA, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, aliados a medidas extras de cuidado e proteção da instituição nos quesitos que envolvem as medidas de controle e prevenção ao Covid-19, bem como os protocolos que envolvem o cuidado e a prevenção da saúde do trabalhador e da trabalhadora, disponibilizando os EPIs necessários, capacitação das equipes e triagem sistemática diariamente dos trabalhadores e residentes.
Desde março deste ano, nossa equipe de saúde avalia diariamente os residentes, monitorando a situação clínica de cada pessoa idosa e com deficiência. Desde o início da Pandemia, em março deste ano, foram realizados 15 testes dos residentes e trabalhadores com sintomas pela Secretaria de Saúde do Município, que tem atendido prontamente a instituição de todos os casos suspeitos.
Por meio deste cuidado, há 13 dias tivemos a confirmação do primeiro caso confirmado de Covid 19 e imediatamente as 160 pessoas idosas e com deficiência e os 127 trabalhadores realizam a coleta do exame PCR. Nesta busca ativa, foram encontrados oito casos confirmados de residentes e uma pessoa da equipe de trabalho, que já estão recebendo atendimento especial. Conforme nossa médica, Dra. Karen Bizarro, no momento, todos os residentes confirmados estão assintomáticos e passam bem.
A Pella Bethânia possui espaços preparados para o atendimento exclusivo de casos suspeitos e/ou confirmados. Após a triagem e a identificação, os residentes com Covid-19 estão isolados em quarto individual no lar ou na pousada, espaço preparado exclusivamente para este momento, e sendo bem atendidos.
Agradecemos a todos os profissionais e colaboradores por todo o apoio recebido, que nos permite, mesmo diante dos desafios diários impostos pela pandemia, seguirmos firmes com a nossa missão de proporcionar qualidade de vida a todos que fazem da Pella Bethânia o seu lar”.
Coordenadora Geral, Pastora Ana Paula Genehr