Fiscais da Prefeitura, com o apoio da Brigada Militar, precisaram atuar na tarde do domingo, 21 de junho, na Lagoa Armênia e Praça da Bandeira. Nos dois locais, dezenas de pessoas se aglomeravam para conversar. Conforme a Prefeitura, a ação é com base na determinação do Decreto Estadual, que proíbe a aglomeração de pessoas em qualquer local.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, havia aproximadamente 200 pessoas no entorno da Lagoa Armênia, que foram orientadas a retornarem para suas casas devido à aglomeração que se formava no local, sem a utilização de máscaras, podendo assim haver propagação e contaminação pelo coronavírus.
Além da lagoa, a fiscalização esteve na área do Camping Municipal, onde havia grande número de pessoas também, e atendendo a denúncias, no comércio e em outros pontos da cidade. “A fiscalização municipal, além de atender a denúncias, age de forma proativa passando por todos os bairros da cidade”, destaca a Prefeitura.
As medidas adotadas quanto às aglomerações, segundo a Fiscalização, são tomadas de acordo com cada caso.
Por ser um período de pandemia, o Governo do Estado, através do Decreto Estadual 55.240/2020, determina o uso obrigatório de máscara e a proibição de aglomeração de pessoas, seja em espaço fechado ou aberto, privado ou público, bem como nas suas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte.
Conforme a Prefeitura, estão proibidas, no momento, as aglomerações e, por isso, é necessária a conscientização da população para que respeitem o isolamento social e o uso de máscaras. “Não há como prever quando se retornará à normalidade, tendo em vista o número de casos e mortes por coronavírus no país”.