Até ontem, Tabaí possuía apenas um caso ativo de coronavírus, 28 pacientes recuperados e 3 casos suspeitos. Essas informações são da administração municipal, que também divulgou que, “apesar deste cenário, por estar inserido na região Vale do Caí/Metropolitana (1ª Coordenadoria de Saúde), Tabaí foi classificado sob mapeamento de bandeira vermelha. Porém, de acordo com novo protocolo instituído pelo Governo do RS, os municípios sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores à apuração das bandeiras, poderão adotar protocolos previstos na bandeira laranja.
Diante deste cenário, Tabaí optou pelos protocolos da bandeira laranja, conforme Decreto nº 2.480/2020, publicado em 23/06.”
Prefeitura volta às atividades
Após contaminação de pelo menos cinco servidores do centro administrativo da Prefeitura de Tabaí, que resultou no fechamento do prédio por dez dias, segundo a administração municipal, “foram tomadas medidas mais enérgicas para evitar a propagação do vírus, sendo fiscalizado o uso de máscaras, o distanciamento entre servidores através de escalas de trabalho, uso constante de álcool em gel e outras medidas, a fim de evitar a propagação do vírus.
Todos os servidores contaminados pela Covid-19 tiveram evolução positiva, sem necessidade de internação hospitalar. A Prefeitura já voltou às suas atividades.”