Uma enquete na rede social Facebook movimentou os amantes do futebol entre os dias 11 e 28 de maio. Realizada pelo repórter de O Fato, Marcelo Araújo, a enquete elegeu os melhores do século do Municipal de Futebol de Campo de Taquari nas categorias 1º e 2º Quadros, além do trio de arbitragem.
Durante os 18 dias de enquete, os internautas escolheram seus preferidos em categorias diferentes. Ao todo, foram contabilizados mais de 8,1 mil votos entre 159 concorrentes, indicados por esportistas envolvidos com o Municipal de Futebol de Campo.
Na categoria 1º Quadro, a principal, foram 54 jogadores e técnicos indicados. Dono de dois títulos, o goleiro Ígor Brito foi o eleito com 55 votos, superando Leo Cruz. Concorreram, ainda, Tição, Taquari e Tiago Pastel.
Na ala pelo lado direito, a briga ficou com Chiquinho, dono de sete títulos, e Marcinho, campeão quatro vezes, que foi o escolhido, com 86 votos contra 68 de Chiquinho. Neni, Andrius, Guilherminho e Diego Maradona foram os demais concorrentes.
Na ala esquerda, o veterano Toquinho, campeão duas vezes, superou Caniggia, também dono de dois títulos, por 73 a 68. Christian, Dênis, Casanova, Prisco e Cássio Lang foram os demais concorrentes.
Para a dupla de zaga, os escolhidos foram Maciel Lautert, pentacampeão, com 110 votos, e Thiago Machado, dono de quatro títulos, com 97 votos. O veterano Alex Bach, com 77 votos, foi o terceiro, e Allan, com 59, o quarto. Os demais indicados foram Edmílson, Ênio Luís, Della Pace e Veio.
Os volantes escolhidos pelos internautas foram Fred Lautert, com 142 votos, recorde da categoria, e Anderson Brandão, com 115. Lautert foi cinco vezes campeão do Municipal, enquanto Brandão levantou a taça duas vezes. Fernando Queiros, com 38 votos, foi o terceiro, e Paulinho Pimenta e Sandro Freitas, ambos com 33 votos, ficaram em quarto. Os demais indicados foram Rudi, Mateus Bastos e Wágner.
Na meia, foram sete indicados, Fredão, Setezinho, Tiaguinho, Vítor, Charles, João Vítor e Bruno Flores. Numa votação equilibrada, os eleitos foram Vítor, dono de quatro títulos, com 78 votos, e Tiaguinho, campeão em duas oportunidades, com 75 votos. Setezinho, com 66 votos, foi o terceiro, e Bruno Flores, com 59 votos, o quarto.
No ataque, os vencedores foram Jorge, dono de quatro títulos e um dos maiores artilheiros deste século, com 122 votos, e Bruno Costa, três vezes campeão, com 76 votos. ET, artilheiro da última edição da Copa Zanc, com 36 votos, e Fernando Kern, com 35, foram o terceiro e o quarto, respectivamente. Os demais indicados na posição foram Buda, Bruno Nunes, Jean, Juliano e Niel.
O técnico escolhido é o maior vencedor de Municipal do século, Narciso Costa, pentacampeão com São José, em 2002 e 2005, Juventude, em 2007, Avenida, em 2016, e Parque do Meio, em 2019, com 73 votos. Os demais indicados foram Alvinho, campeão quatro vezes pelo Juventude, em 2003, 2004, 2009 e 2012, Adriano Rosa, bicampeão com o Taquariense, em 2010 e 2011, e Ceceu, bicampeão com o Colorado, em 2013 e 2014.
Segundinho bate recordes de votos
A categoria 2º Quadro, ou Segundinho, bateu recordes de votos em todas as posições. Foram 94 indicados, 40 a mais do que a categoria principal. O goleiro escolhido foi Leo Fazenda, bicampeão do Municipal, com 177 votos, numa eleição apertada contra Juliano, que conseguiu 144 votos. Os demais indicados foram Babalu, Duda, Allan, Maciel e Chinês.
Na ala pelo lado direito, numa virada nas últimas horas de votação, Bruno Lang, quatro vezes campeão, com 356 votos, bateu Tiago Martins, que fez 277. Foram indicados, ainda, Daniel Willian, Álvaro, Edgar, Chuleta e Pingo.
Na ala pelo lado esquerdo, também houve virada. Mateus Machado, duas vezes vice, com 127 votos, venceu Marmitt, que fez 85. Dione, Jean Chavera, Ramon Oliveira, Wirlan, Anderson Lang e Eninho foram os outros indicados.
Os zagueiros escolhidos foram Mateus Martins, três vezes campeão, com 211 votos, e Adelmo, dono de dois títulos, com 132 votos. Foram indicados, ainda, Bibi, Nei, Renan Bizarro, Almir, Andrei, Marçal, Gossmann, Jessé, Coquinho e Pixena.
Baby, campeão uma vez, com 186 votos, e Kamoto, tetracampeão, com 174 votos, foram os volantes eleitos. Os demais indicados foram Luciano, Marco Aurélio, Israel, Fernando Pimenta, Baiano, Jefinho Ramão, Chinho, Darlhing, Ramon Lopes e Diecei.
Na meia, foram vencedores Dunho, dono de dois títulos, com 362 votos, e Alcides, também duas vezes campeão, com 295 votos. Mosca, Feio, Rodrigues, Marcelo, Birinha, Laurinho, Samuel, Mico, Limão, Inácio, Preto, Testa, Dapica e Filipi foram os demais indicados.
No ataque, que teve a incrível marca de mais de 1,3 mil votos, Fogão, campeão uma vez, com 583 votos, e Peninha, também dono de um título, com 521 votos, foram os preferidos dos internautas, sendo os mais votados entre todas as categorias. Foram indicados ainda Ricardo, que ficou em terceiro, com 311 votos, Davi, quarto, com 63 votos, Capelão, Fernando, Robinho, Marcelo Alvim, Felipinho, Rômulo, Xiripa, Cajo, Caminha, Augustinho, Marlon, Ferefeto, Hígor, Rolim, Tiago Ramão e Gegê.
Moacir dos Santos, o Moa, maior campeão da categoria com três títulos pelo Avenida, em 2008, 2010 e 2011, foi eleito o melhor técnico, com 135 votos. Foram indicados, ainda, Valdemar Brandão, José Carlos Pelego, Betinho, Márcio Fernandes, Talles Martins, Fernando Fukner, Babão, Sandro Forgiarini, Leonardo Moraes e Eduardo Carvalho.
Árbitros também foram votados
Além dos melhores com a bola, houve eleição para os melhores do apito. Foram 12 indicados, Alexandre Alves (Tunico), Luís Fernando Silveira (Mulita), André da Silva (Caniggia), Daniel da Silva (Babalu), Leandro Dória (Canela), João Luiz Maria (Chico), Diego Espinoza, Edon Araújo, Adriano Rosa, Marcelo Vilanova, Aloísio Cardoso e Róbson Batista Pereira. Os eleitos foram João Luiz Maria, com 126 votos, Diego Espinoza, com 96, e Róbson Batista Pereira, com 61 votos.
Fotos de todos os indicados, assim como a votação de todas as categorias estão disponíveis no endereço www.facebook.com/marcelo.ataujo.