As medidas preventivas de combate ao novo coronavírus atingiram até mesmo o coelhinho da Páscoa. Com a restrição na abertura do comércio, permitida apenas para artigos essenciais como alimentos e medicamentos, as lojas estão contando com o serviço de tele-entrega.
O contato com o cliente é feito por aplicativo ou rede social e o produto é levado até a casa do cliente pelo motoboy. Tem sido assim em muitas lojas de artigos de Páscoa.
O entregador Luís Darlan Morais Silva, 59 anos, conhecido por Beleza, com os equipamentos necessários para a proteção, luvas e máscara, tem levado os presentes de Páscoa nas casas dos clientes. “Todos gostam de receber um agrado, né , dona”, diz.
No entanto, nesta modalidade de venda, a escolha do cliente fica limitada assim como a forma de pagamento que precisa ser à vista e em dinheiro, na maioria dos casos.
A florista Rosiane Dorneles, que vende chocolates, tem 25 anos de loja e está passando por essa situação inédita. Ela se preparou para as vendas da Páscoa, a terceira melhor data de venda no ano, com base em 2019, mas está receosa. “A mercadoria chegando, os boletos vindo e a gente com a porta fechada. Estamos pelas redes sociais, mandamos fotos e o entregador leva. Mas as pessoas queriam vir ver e passar o cartão”, diz, acrescentando que tem perdido vendas com essas restrições. “Mesmo assim não desanimamos, preparamos a vitrine porque alguma maneira temos de vender e de satisfazer o cliente”, completa.
O empresário Davi Brandão preparou a filial de artigos de festa e doces preparada para a Páscoa, mas teve que fechar. Como tem um minimercado em uma das unidades, está apenas com essa em funcionamento, onde comercializa os ovos de Páscoa.
Decreto permite a abertura do comércio de chocolate e similares
O Prefeito Maneco anunciou na noite da quarta-feira, 8 de abril, que em comum acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) permitirá o comércio de chocolates e similares para a Páscoa, excepcionalmente nesta sexta e no sábado, das 8h às 20h.
“Por se tratar de gênero alimentício perecível, a medida busca ampliar as opções e, por consequência, desafogar o número de pessoas nos mercados. Então, conforme as determinações do Decreto Estadual, optamos pela liberação nos dias citados. Vale lembrar que os locais autorizados também precisam, a exemplo dos outros, evitar aglomeração de clientes dentro e adotar rigorosamente todas as regras de higiene”, disse o prefeito. A loja poderá receber os clientes, mas para o funcionamento deverão ser adotadas todas as mediadas de prevenção determinadas nos decretos municipais. “Com a abertura no feriado e no sábado, mantemos o pouco movimento, já que os demais estarão fechados. E, ao mesmo tempo, dentro do que a lei permite, propiciamos para parte do nosso comércio, que já está sofrendo tanto, as vendas de Páscoa”, justificou Maneco.
Celebrações da Semana Santa serão à distância
Uma das principais datas do calendário cristão será marcada pela forma diferente em que será celebrada. As missas e cultos alusivos à Paixão de Cristo e Páscoa não poderão ser acompanhadas presencialmente pelos devotos. A impossibilidade de aglomerar as pessoas tem mantido a maioria das igrejas fechadas.
Mesmo as celebrações mais tradicionais, como da Igreja Católica, não terão público. Como alternativa, as redes sociais têm sido importante ferramenta para a transmissão dos cultos e missas. “É muito importante para nós mantermos o contato com os fiéis neste momento. A fé acalma as pessoas que ficam angustiadas e ansiosas e podem, nas suas casas, ouvir uma palavra”, salienta o frei Gastão Zart, pároco de Taquari e Tabaí.
A Via-Sacra marcada para hoje, às 9horas, e a celebração da Paixão e Morte de Jesus, às 15horas, serão com as portas fechadas e participação apenas da equipe da liturgia, como vem ocorrendo nas missas nos últimos dias.
Visado a incentivar a medida, a Prefeitura divulgou, nesta semana, uma lista das igrejas e os dias dos cultos transmitidos pelas páginas nas redes sociais Facebook, Instagram ou You Tube.
IEQ Prado
Terças, às 20h
Domingos, às 19h
IEQ da Colônia 20
Domingos, às 19h
IEQ Rincão
Terças, às 20h
Domingos, às 19h
IMEEC Taquari
Quartas, às 20h
Domingos, às 19h
Assembleia de Deus (Ministério de Madureira)
Segundas, às 19h30
Quintas, às 19h30
Restaurar
Quartas, às 15h
Quintas, às 20h
Sábados, às 20h
Domingos, 19h30
MIRG
Terças, às 20h
Domingos, às 18h
Igreja Adventista
Quartas e domingos, às 19h30
Sábados, às 9h
Pelo YouTube
Ministério Pentecostal Cristo Para Todos
Quintas e domingos, às 20h
Igreja Católica
Domingo, missa transmitida pela
Rádio Fraternidade, às 9h
celebração de Páscoa.
Sexta-feira, Via Sacra, às 9horas,
e celebração da Paixão e Morte do
Senhor, às 15horas.
Sábado de Aleluia, às 19horas,
celebração da Vigília Pascal.
Domingo, às 9horas, celebração
da Páscoa da Ressurreição.
Igreja Luterana
Sexta à noite
Domingo, às 9h