Visando a evitar a propagação do coronavírus, o prefeito José Luiz Cenci, junto do secretário da Administração, Marcelo Diedrisch, e de Saúde, João Fernandes, anunciaram, na segunda-feira, as medidas de contenção.
As ações emergenciais foram adotadas, principalmente, depois da notícia do aparecimento de um caso suspeito no Município. Segundo o secretário, uma mulher esteve na unidade de saúde na segunda-feira, informando seus sintomas.
Na área da Educação, como medida de prevenção, foram suspensas temporariamente as aulas, desde ontem, 19 de março, tanto na rede estadual como municipal: Edgar da Rosa Cardoso, José Victor Mairesse e Santana. O transporte escolar também foi suspenso. As creches serão mantidas, por enquanto, porém, os pais deverão levar e buscar os seus filhos nos educandários. Serão aumentados o número de agentes de limpeza nas creches do Município, visando a manter uma higienização ainda mais rigorosa no ambiente escolar e a suspensão temporária das oficinas oferecidas pela Administração Pública, dentre elas, os grupos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), oficinas culturais, e dos demais projetos sociais, incluindo a escolinha de futsal.
Na área da Saúde, foram cancelados os atendimentos odontológicos, visando ao menor fluxo de pessoas na Unidade Básica de Saúde; das consultas agendadas, para que a equipe possa estar disponível no atendimento aos casos prioritários, e as idas até a Unidade Básica de Saúde (UBS) sejam feitam somente em caso de extrema necessidade.
Para a comunidade em geral, a orientação é que sejam suspensos temporariamente quaisquer encontros, reuniões e bailes voltados a Melhor Idade; os cultos religiosos; a prática de qualquer esporte coletivo; cursos oferecidos ao público e eventos em geral (realizados pela administração e/ou comunidades/empresas), diante da orientação de evitar aglomerações de público.
Caso alguém apresente algum sintoma do coronavírus, é necessário evitar a circulação em qualquer ambiente público e se dirija, exclusivamente, à Unidade Básica de Saúde, ou entrar em contato pelo fone 150, 51 3609 2102 e 98170-8054.
As medidas serão válidas pelo período de 15 dias, podendo ser prorrogadas ou revogadas em período anterior, conforme monitoramento realizado pelo Município.
O presidente da Câmara de Vereadores suspendeu as sessões por 15 dias. Inicialmente, o trabalho deverá ser retomado em 6 de abril.
A festa da igreja Sagrado Coração de Jesus, na comunidade Concórdia, que estava prevista para o próximo domingo, também foi cancelada. O presidente Nei de Quadros Costa utilizou o espaço da tribuna livre do Legislativo, na segunda-feira, 16, para anunciar o cancelamento sob orientação da Diocese de Montenegro.
Caso suspeito não teve material coletado
Na segunda-feira, a prefeitura anunciou a possibilidade de um caso suspeito no município. Seria uma mulher que teria tido contato com uma pessoa que retornou de viagem ao exterior na semana passada. Ela procurou a unidade de saúde na manhã da segunda-feira. No entanto, na tarde de ontem, o Secretário Municipal de Saúde, João Fernandes, emitiu nota que diz: “Em discussão do caso no dia 18/03/2020 entre a médica de ESF e a 16ª CRS, tenho o seguinte a relatar: a paciente não cumpriu os critérios do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para coleta de amostra. Um dos motivos é que o tempo de detecção dos sintomas entre o viajante e a paciente ultrapassou 14 dias, descritos no protocolo como critério para coleta.Não descartada a possibilidade de haver vetor entre viajante e a paciente, ainda assim, a paciente foi orientada a seguir em isolamento domiciliar”.