A estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Barão de Antonina, Rita de Cássia Nowosielski Brandão, 15 anos, escreveu uma história que foi selecionada para compor uma coletânea da secretaria estadual de Educação. O livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias já foi publicado e lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. A taquariense deu autógrafos no evento.
O texto que escreveu, no início desse ano, conta a história de um menino que sonhava em ser radialista, porém o pai não tinha condições financeiras de ajudar o garoto a realizar seu sonho. Através de um projeto, a escola trouxe para os estudantes um profissional da área e o menino conseguiu realizar um curso gratuito e se transformou em um dos radialistas mais famosos do mundo. A adolescente explica que todos os alunos da escola escreveram histórias para participar da seleção. De Taquari, só a dela foi selecionada para a publicação. “A gente sempre faz achando que o selecionado não vai ser o nosso. Eu fiquei assustada quando ligaram para a mãe, dizendo que a minha história tinha sido escolhida. Foi uma grande surpresa”, conta.
Rita lembra que seus familiares sempre a incentivaram à leitura, o que a fez adquirir o hábito, praticado principalmente pelos avós. “Desde pequeninha sempre gostei de escrever, é coisa bem de família”, conta. Ela mora no Bairro Prado, junto com a mãe, Luciana Nowosielski, e o padrasto, Fernando Azeredo. A estudante pretende seguir os estudos na área da Geologia, mas não quer deixar a leitura e a escrita de lado, que, para ela, são diversão.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...