O Pinheiros despediu-se do Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares no último domingo, na derrota por 3 a 0 para o 25 de Julho, em Cruzeiro do Sul, e adiou por mais um ano o sonho de conquistar o título de uma das maiores competições de futebol amador do estado.
O alvi-verde entrou em campo precisando da vitória para seguir adiante no Regional, pois não conseguiu a vitória no duelo de ida, no Pinheirão, que acabou em 0 a 0. O goleiro Ígor ficou no banco, pois não iria para o jogo. Mas no domingo conseguiu liberação. Como o técnico Leonardo Moraes já havia conversado com Juliano, achou melhor manter o goleiro no time titular, deixando Ígor na suplência. A notícia boa foi a volta de Maciel que, mesmo não estando 100%, foi para o jogo e atuou na lateral-esquerda. No mais, o time foi o mesmo do confronto do Pinheirão.
O clima fora de campo, como já era esperado, foi hostil, tenso, com provocações, inclusive a mulheres e insultos racistas, tudo completamente fora dos padrões do Regional. Mesmo com este clima pesado e com muitos desfalques, o Pinheiros foi para o confronto e, até os 10 minutos, sofreu com a pressão do 25 de Julho que, mesmo em cima, jogando no campo do Pinheiros, não ofereceu perigo. A partir dos 15 minutos, o alvi-verde conseguiu equilibrar as ações da partida, ganhou o meio-campo e tomou conta do jogo. Aos 20 minutos, Bruno Costa entrou pela direita, enquadrou o corpo, chutou forte e o goleiro Chico fez milagre. Aos 25, Boca fez jogada pela esquerda, chutou colocado, no canto, e Chico, mais uma vez, fez uma defesa incrível e evitou a abertura do placar.
O Pinheiros dominava a partida, era melhor e estava perto do gol quando uma falha individual colocou tudo a perder. Aos 29, o alvi-verde fazia um balanço defensivo e a bola foi recuada para João Pedro. O zagueiro tentou dar um passe de primeira para Maciel, errou e deu a bola nos pés de Willian, que partiu em velocidade, invadiu a área e foi derrubado por João Pedro, pênalti claro. Com a infração, João Pedro foi expulso e deixou o clube de Taquari com um a menos. Na cobrança da penalidade, Willian bateu firme e fez 1 a 0.
Depois do gol a casa desmoronou. O Pinheiros sentiu a expulsão e o gol sofrido. Aos 36, o 25 de Julho fez jogada de infiltração pela direita e, dentro da pequena área, Michel chutou e o goleiro Juliano fez um verdadeiro milagre. Mas no rebote, Jonas não perdoou e ampliou, 2 a 0.
Após, o 25 de Julho ainda criou mais quatro oportunidades claras e o primeiro tempo só não encerrou em goleada porque Juliano evitou.
Segundo tempo de pênalti inexistente
Na etapa final, o técnico Leonardo Moraes colocou o meia Limão no lugar do atacante ET. Com isso, Augusto foi deslocado para a lateral esquerda e Maciel foi para o miolo da zaga, ao lado de Israel. Assim, Moraes tentou organizar uma linha de quatro defensiva, com Chico na direita, deixando no meio Heitor, Dunho e Limão e Bruno Costa e Boca no ataque. Mas não deu tempo para ver se a alteração daria certo, pois logo aos cinco minutos o Pinheiros sofreu o terceiro gol. Numa jogada de ataque, Márcio chutou e Heitor tirou com o peito, mas a arbitragem, equivocadamente, marcou pênalti, para desespero dos jogadores do alvi-verde. Na cobrança, Willian bateu forte e converteu, 3 a 0.
Depois do terceiro gol, o Pinheiros perdeu as esperanças e levou o jogo até o fim com dignidade, sem dar um pontapé sequer, só tentando jogar. Moraes poderia ter colocado no jogo alguns jogadores da Aspirantes, que estavam no banco, mas por temer expulsões, o que prejudicaria a categoria debaixo, achou melhor não colocá-los na partida. E assim, com um a menos e com toda a pressão exercida pela torcida do clube de Cruzeiro do Sul, o alvi-verde não conseguiu sequer descontar o placar. Com isso, o Pinheiros despediu-se do Regional Certel/Sicredi com derrota por 3 a 0.
O Pinheiros encerrou o Regional da categoria Titulares com a 15ª colocação entre os 35 clubes que iniciaram o certame. Em 10 partidas, o alvi-verde conquistou duas vitórias, cinco empates e três derrotas, marcou sete gols e sofreu 14. O artilheiro foi o zagueiro Maciel Lautert, com quatro gols. ET marcou mais dois e Bruno Costa outro.
Na sua estreia, o Pinheiros empatou em 0 a 0 com o Juventude, em Brochier, clube que está nas quartas de final. Após, no Pinheirão, empatou em 2 a 2 com o Canarinho, de Cruzeiro do Sul. Na sua terceira partida, a primeira vitória, sobre o Olarias, em Lajeado, por 3 a 2. Depois, derrota em casa para o Cruzeiro, de Anta Gorda, que também segue na briga, por 3 a 0. Na penúltima rodada, mais um empate, desta vez em 0 a 0 com o Arroio Alegrense, em Forquetinha. E na última rodada, outro 0 a 0, desta vez contra o Esperança, de Teutônia, outro que está nas quartas de final. Nos mata-matas, o Pinheiros teve pela frente o Nova Berlim, de Canudos do Vale. No Pinheirão, vitória por 2 a 1. Em Canudos do Vale, derrota por 3 a 0 no tempo normal e classificação nos pênaltis, com vitória por 5 a 4. Nas oitavas, pela frente o 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul, segunda melhor campanha. Em Taquari, numa partida polêmica, que o árbitro Odirlei de Quadros não marcou um pênalti claro em favor do Pinheiros, empate em 0 a 0. E para encerrar, a derrota por 3 a 0 em Cruzeiro do Sul.
Jogos de ida das quartas de final do Regional Certel/Sicredi acontecem neste domingo
Neste domingo, a partir das 17h, acontecem os jogos de ida das quartas de final do Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares. E, agora, são apenas oito na briga pelo título.
Em Lajeado, o União Campestre, clube com melhor campanha, recebe o Esperança, de Teutônia, oitavo no ranking. No último domingo, o Campestre passou trabalho para se classificar. Em Arroio do Meio, perdeu a invencibilidade ao ser derrotado no tempo normal por 1 a 0 pelo Rui Barbosa. Mas nos pênaltis, o clube garantiu a sua vaga ao vencer por 4 a 2. O Esperança, em casa, empatou em 2 a 2 com o Assespe, de Venâncio Aires. Como havia vencido na casa do adversário, ficou com a vaga.
Em Arroio do Meio, o Amigos, sétimo, encara o União Carneiros, segundo no ranking, atual campeão e que eliminou o Taquariense do certame. O Amigos classificou-se ao derrotar, em casa, o 7 de Setembro, de Capitão, por 1 a 0 no tempo normal e por 4 a 3 nas penalidades. Por sua vez, o União Carneiros, em casa, no clássico de Lajeado, venceu o Olarias por 1 a 0. Como havia empatado na ida, ficou com a vaga.
Também neste domingo, o Cruzeiro, sexto colocado, em Anta Gorda, encara o 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul, terceiro no ranking. Para chegar até aqui, o Cruzeiro teve trabalho. Na ida, em casa, perdeu por 3 a 2 para o Catarinense, de Teutônia, resultado que o deixou na obrigação de vencer na casa do adversário na volta. E assim o Cruzeiro fez. Vitória por 2 a 0 no tempo normal e nas penalidades por 4 a 2. O 25 de Julho passou pelo Pinheiros, com empate em 0 a 0 na ida, no Pinheirão, e vitória por 3 a 0, em Cruzeiro do Sul.
E em Brochier, o Juventude, quinta melhor campanha, terá pela frente o 11 Amigos, de Poço das Antas, quarto colocado. O Juventude, para chegar até aqui, passou pelo Juventude, de Westfália. Na ida, em Brochier, vitória por 1 a 0. E na volta, no último domingo, um empate em 2 a 2 garantiu o clube nas quartas de final. O 11 Amigos também precisou dos pênaltis para se classificar. Na ida, em Imigrante, derrota por 3 a 1 para o Ecas. Na volta, em casa, vitória no tempo normal por 1 a 0 e nos pênaltis por 4 a 2.
QUARTAS DE FINAL – JOGOS DE VOLTA
Rui Barbosa 1 x 0 União Campestre
Pênaltis: 2 x 4
25 de Julho 3 x 0 Pinheiros
Esperança 2 x 2 Assespe
11 Amigos 1 x 0 Ecas
Pênaltis: 4 x 2
União Carneiros 1 x 0 Olarias
Juventude West. 2 x 2 Juventude Br.
Catarinense 0 x 2 Cruzeiro
Pênaltis: 2 x 4
Amigos 4 x 1 7 de Setembro
Pênaltis: 4 x 3
QUARTAS DE FINAL – JOGOS DE IDA
União Campestre (1º) x (8º) Esperança
Ida: Lajeado
Amigos (7º) x (2º) União Carneiros
Ida: Arroio do Meio
Cruzeiro (6º) x (3º) 25 de Julho
Ida: Anta Gorda
Juventude Brochier (5º) x (4º) 11 Amigos
Ida: Brochier
* Em negrito, os clubes com melhor campanha e que jogam por dois empates para chegar nas semifinais.