Na última segunda-feira, 3 de fevereiro, o prefeito André Brito assinou termo de cooperação do Programa Desassorear RS, junto à secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre. O documento prevê repasse de R$ 1,5 milhão do governo do Estado ao Município de Taquari para desassoreamento de arroios.
Inicialmente, o valor possibilitará a limpeza do Arroio do Potreiro, localizado entre o Rincão São José e Amoras, e Arroio Pesqueiro, no Campo do Estado. “Mais uma importante notícia aqui para a nossa cidade”, comemorou o prefeito André Brito.
O ato de assinatura teve a participação do secretário da Sedur, Rafael Mallmann, e do assessor de gabinete da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Jair Muller. Na próxima semana, uma equipe técnica do Estado estará na cidade para vistoriar, junto com a secretaria Municipal do Planejamento, as áreas que receberão as intervenções.
Saiba mais
O programa Desassorear RS tem como base dois eixos de atuação. O Eixo 1, sob responsabilidade da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), terá investimento de R$ 301,3 milhões e é voltado para recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Foram 154 municípios contemplados neste eixo, sendo 24 deles no Vale do Taquari.
Já o Eixo 2 será implementado em etapa posterior pela secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e contempla rios maiores, de médio e grande porte.
As ações do programa incluem a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento.