Principal / Segurança / Taquari fecha ano de 2024 com recorde no número de prisões por tráfico de drogas

Taquari fecha ano de 2024 com recorde no número de prisões por tráfico de drogas

De janeiro a dezembro de 2024, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil prenderam, em Taquari, 47 suspeitos de tráfico de drogas, conforme números da secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). Esse número representa um aumento de 52% no número de prisões em relação ao mesmo período de 2023, quando 31 pessoas foram presas pelo mesmo crime.

Desde que a SSP-RS iniciou a divulgação de índices criminais, em 2002, nunca houve tantas prisões por tráfico de drogas em Taquari, número que tem aumentado ano a ano desde 2021, último ano em que se registrou queda no número de ocorrências deste tipo.
Para se ter uma ideia do aumento no número de prisões nos últimos anos, em 2014 foram efetuadas cinco prisões, ou seja, em 10 anos houve um aumento de 850% no número de ocorrências desse tipo.
Se o número de prisões por tráfico aumentou em relação a 2023, as ocorrências por posse de entorpecentes tiveram uma queda de 50%, já que 68 pessoas foram detidas em 2024 contra 137 no ano anterior. Contudo, esse número é bem superior aos registros de 2014, quando nove pessoas foram detidas por esse tipo de delito, o que dá um aumento de 650% em 10 anos.
A delegada Betina Martins Caumo disse que esse aumento no número de prisões em Taquari “está diretamente relacionado ao protocolo de enfrentamento aos homicídios. Muitas das prisões ocorreram durante cumprimento de mandados de busca e apreensão ou abordagens policiais durante investigação e repressão aos homicídios ocorridos em Taquari, entre o final de 2023 e no decorrer de 2024.”
De acordo com a delegada, uma das medidas adotadas para o combate ao tráfico é a saturação das áreas, com ações policiais mais intensas sempre que houver crimes contra a vida vinculados à ação de grupos criminosos. “O tráfico de drogas, que infelizmente ocorre em praticamente todos os municípios do Estado, independente de tamanho, está intimamente ligado a crimes contra a vida e crimes contra o patrimônio. E é preciso destacar que essa criminalidade é fomentada por cada cidadão que faz uso dos entorpecentes comercializados por esses grupos criminosos.”
Nos últimos 10 anos, em Taquari, foram efetuadas 164 prisões por tráfico de drogas e 480 detenções por posse de entorpecentes.
As prisões mais recentes por tráfico em Taquari foram no dia 21 de dezembro, quando dois suspeitos, de 25 e 26 anos, foram presos pela Brigada Militar, na rua Emílio Labres, bairro Prado, e rua João Borges de Medeiros, no Rincão São José, respectivamente.
A maior apreensão de drogas em Taquari ocorreu no dia 2 de julho, quando a Polícia Civil, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, prendeu dois homens, de 38 e 25 anos, suspeitos de tráfico, na rua C, na Vila São José, próximo à rua José Porfírio da Costa com a avenida Farrapos. Com eles foi apreendida grande quantidade de cocaína de alto teor de pureza, além de comprimidos de ecstasy, balança de precisão, valores em espécie, dentre outros. De acordo com a delegada, a droga bruta pesou, com embalagem, cerca de 760 gramas.

Além disso, verifique

Taquari já registra, pelo menos, seis furtos e arrombamentos no mês

O ano de 2025 iniciou com uma onda de furtos e arrombamentos em Taquari. Num ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ