Desde o dia 4 de janeiro de 2025, a promotora Lunara Shigueko Andrade Yamasaki está à frente da 1ª Promotoria de Justiça de Taquari, também responsável pela cidade de Tabaí. Aprovada em primeiro lugar no concurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizado no ano passado, a promotora teve a oportunidade de escolher a Comarca para atuação, quando optou por Taquari.
“Com a minha chegada à cidade, tive a confirmação de que realizei a escolha certa, pois Taquari é encantadora e fui muito bem acolhida pela população local. Além disso, a Promotoria conta com uma equipe séria e competente, o que será de suma importância para o desempenho de minhas funções institucionais”, destacou a promotora.
Anteriormente, Lunara exercia a função de analista do Ministério Público de São Paulo. Ela relata que ser Promotora de Justiça era um sonho para a carreira. “É uma honra realizar meu sonho em uma instituição tão digna, séria e comprometida como o Ministério Público do Rio Grande do Sul e que sinto um imenso orgulho de exercer as funções ministeriais em solo gaúcho, terra de um povo aguerrido, que não se rende aos obstáculos, ao revés, fortalece-se frente às dificuldades”, salientou.
Entre as prioridades em sua atuação na Promotoria, está conhecer as comunidades de Taquari e Tabaí, compreender os problemas sociais e, com muita dedicação, seriedade e presteza, contribuir para a melhoria de vida da população, por meio da garantia de seus direitos. A promotora cita uma frase do escritor Érico Veríssimo sobre “felicidade ser a certeza de que a vida não está se passando inutilmente”. “A fim de dizer que tenho convicção de que minha vida não se passará inutilmente, pois, no exercício da função que me foi constitucionalmente conferida, terei a oportunidade de fazer a diferença na vida da população de Taquari e de Tabaí”, pontuou. A promotora também destaca ser imprescindível um trabalho integrado e harmonioso entre o Sistema de Justiça e a Rede de Proteção, já que todos os órgãos possuem a finalidade de assegurar os direitos da sociedade.
Além da 1ª Promotoria, Lunara foi designada para exercer as funções eleitorais junto à 56ª Zona Eleitoral de Taquari, até o dia 30 de novembro de 2025. A 2ª Promotoria de Justiça de Taquari, atualmente, está, em caráter de substituição, sob responsabilidade do promotor André Eduardo Schröder Prediger, que já foi titular da Promotoria de Taquari e hoje é responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Teutônia.