Principal / Geral / Municípios da microrregião estão entre os piores do Vale em índice de educação

Municípios da microrregião estão entre os piores do Vale em índice de educação

O Governo do Estado divulgou o Índice Municipal de Educação do RS (Imers), elaborado a partir das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), aplicadas em 2023, e que influencia no rateio do ICMS, uma das principais fontes de receita dos municípios.

Taquari, Tabaí e Paverama tiveram melhora em relação ao índice do ano anterior, porém continuam entre os mais baixos da região. Fazenda Vilanova, que no ano passado havia ficado entre os intermediários, teve queda no desempenho e obteve o quinto pior resultado do Vale.
O Imers foi calculado com base nas taxas de aprovação escolar e nos resultados das provas do Saeb, aplicadas com alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, nas disciplinas de português e matemática.
No Vale, o melhor desempenho foi de Poço das Antas, com 81,51, e o pior, de Arvorezinha, com 37,44.

Taquari cresceu 11,7 pontos

O índice de Taquari ficou em 63,24, 11,7 pontos a mais do que no ano anterior. No entanto, na região, o município segue entre os mais baixos, na 28ª posição, entre 36 cidades. No estado, Taquari está entre os intermediários, é o 271º em 497 municípios.
O melhor desempenho foi no Índice de Qualidade de Alfabetização, com base nas provas realizadas pelos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O resultado de Taquari foi 65,86. No índice dos anos iniciais, com alunos do 5º ano, o resultado foi 59,89, e nos anos finais (9º ano), 43,36. A taxa de aprovação escolar, no ano de 2023, foi de 94,3.
A Prefeitura considera que os dados refletem avanços, mas também indicam desafios na educação, especialmente nos anos finais. “O desempenho registrado no IMERS reflete tanto o aprendizado dos alunos quanto a qualidade das políticas educacionais implementadas, destacando a importância de investimentos contínuos na área. O avanço de 11,7 pontos é positivo, mas a posição relativa na região e no estado aponta que ainda há espaço para melhorias, especialmente no desempenho dos anos finais do ensino fundamental”, disse o Município.

Paverama aumentou 11,2

Com Imers de 63,85, Paverama cresceu 11,28 pontos, mas também segue entre os mais baixos do Vale, na 26ª posição. No RS, o município está nos intermediários, sendo o 258 entre 497.
O melhor resultado foi do Índice de Qualidade da Alfabetização, 69,42. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota foi 65,05 e, nos anos finais, 29,37. A taxa de aprovação escolar em 2023 ficou em 89,1.
A coordenadora pedagógica da Prefeitura de Paverama, Denise Rosa, e a diretora de departamento, Joseane da Silva, estão contentes com o crescimento no índice. “Os professores têm trabalhado no desenvolvimento de habilidades presentes nas avaliações externas, assim como informado aos pais sobre a importância dessas provas e realizado simulados para aprimorar a prática e aproximar à realidade da avaliação em nossos educandários, favorecendo, assim, a tranquilidade para o momento das provas. O planejamento estratégico ao longo do ano, assim como a melhora nos índices de aprovação dos estudantes, impactaram positivamente nesse resultado. Sabemos que existe um longo caminho a ser percorrido para que os índices se evidenciem cada vez mais, mas toda conquista alcançada deve ser comemorada”, disseram, em nota oficial.

Nota de Fazenda Vilanova caiu

Enquanto o Imers baseado no desempenho escolar em 2022 foi de 63,66 em Fazenda Vilanova, o índice de 2023 ficou em 58,49, cinco pontos a menos. O resultado é o quinto pior do Vale e fica na 355º posição no estado.
Os resultados que influenciaram na queda do índice foram nas provas do 9º ano (27,1) e do 5º ano (49,57). Já nas avaliações do 2º ano, a nota foi de 68,62, e na taxa de aprovação, 96,3.
A Prefeitura de Fazenda Vilanova encaminhou nota. “Estamos empenhados em aperfeiçoar e capacitar cada vez mais esta fase final do ensino fundamental e já é possível observar um aumento na taxa de alfabetização, assim como no IDEB. O processo educativo é gradual e complexo, sendo um contínuo ato de semear”, disse o Município.

Tabaí subiu 4,7 pontos

O município obteve índice de 55,42 em 2023, enquanto no ano anterior, o Imers havia sido de 50,71. Mesmo com o aumento de 4,7 pontos, Tabaí tem o quarto pior desempenho da região e é o 400º, entre 497 municípios no RS.
Os alunos do 5º ano foram os que obtiveram melhor índice, 56,74, seguido do 2º ano, 55,57. Já o Índice de Qualidade dos Anos Finais ficou em 27,29 e a taxa de aprovação escolar em 92,4.
A Prefeitura de Tabaí encaminhou posicionamento sobre o assunto. “Nosso município obteve uma melhora no resultado, mas longe do ideal. Então, além do que já está sendo feito para alavancar nossa aprendizagem, será necessário implementar mais estratégias que venham dar melhores resultados”, disse a administração municipal.

Além disso, verifique

Cerca de 600 atletas participaram da Copa Gaúcha de Jiu-Jitsu

A 2ª etapa da Copa Gaúcha de Jiu-Jitsu foi realizada neste domingo, 6 de abril, ...

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ