Num espaço de 24 horas, a Brigada Militar (BM) de Taquari efetuou a prisão em flagrante de dois suspeitos de tráfico de drogas. As prisões foram feitas na Vila São Francisco, na noite da quinta-feira, dia 17, e no bairro Ipe, na noite de sexta-feira, dia 18. Com mais essas duas prisões, em 2024, tanto BM quanto Polícia Civil já prenderam 32 suspeitos de tráfico de entorpecentes em Taquari.
Em ações da operação “Força Total”, efetuada pela Brigada Militar, na noite da última sexta-feira, dia 18, um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes, em Taquari, na rua Eduardo Porto, no bairro Ipe.
Segundo ocorrência, durante a operação, a equipe da BM abordou um homem e localizou em suas vestes uma porção grande de maconha e onze porções de cocaína, além de dois telefones celulares.
Diante dos fatos, o homem, que, segundo a BM, já possuía antecedentes por furtos, posse de entorpecentes, entre outros crimes, foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado. Após, foi encaminhado ao sistema prisional.
Antes, na noite da quinta-feira, dia 17, durante a mesma operação, a BM prendeu em flagrante outro homem, este de 36 anos, também suspeito de tráfico de entorpecentes, na Vila São Francisco.
Conforme ocorrência, os policiais estavam em patrulhamento, momento em que abordaram um rapaz em atitude suspeita. Com ele, a BM encontrou uma porção de crack e uma de maconha. O indivíduo relatou ser usuário e apontou onde e de quem teria adquirido a droga. Segundo ele, seria de um homem, que estaria em meio a um mato, localizado nos fundos da vila. Os policiais, então, localizaram o suspeito de estar vendendo entorpecentes no matagal. Com ele, a BM encontrou uma bolsa contendo 24 porções de crack (6,9g), sete porções de cocaína (7,5g) e quatro porções de maconha (32g), além de R$ 86 em dinheiro e um telefone celular.
Diante dos fatos, o suspeito, morador da Vila São Francisco, que, segundo a BM, já possuía antecedentes por roubo a malote, posse de entorpecentes, entre outros crimes, foi preso e levado à DPPA de Lajeado. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional.
Conforme números de indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), até ontem, a BM e a Polícia Civil prenderam, em Taquari, entre cumprimento de mandado de busca e apreensão e prisão em flagrante, 32 suspeitos de tráfico de drogas em 2024, um a mais do que durante todo o ano de 2023, quando 31 suspeitos foram detidos. Esse número de 32 prisões é o maior da série histórica, que iniciou em 2002. Em 2022, nos 12 meses do ano, 26 suspeitos de tráfico foram presos em Taquari.
Em relação a detenções por posse de entorpecentes, em Taquari, 2024 apresenta uma queda de cerca de 57% no número de ocorrências em relação a 2023. No ano passado, foram 137 detenções, contra 58 em 2024. Em 2022, 40 pessoas foram detidas em Taquari por posse de drogas.