Em clássico válido pela terceira rodada da primeira fase do Regional Certel/Sicredi da categoria Aspirantes, no último domingo, o Juventude, em pleno Marques da Cunha, venceu o Taquariense por 2 a 1, quebrou um tabu que já durava 10 anos e se manteve na vice-liderança da chave da competição. O alvi-azul, com a segunda derrota em casa, permanece na lanterna, contudo, apenas dois pontos atrás do G4.
Mesmo sem ter vencido ainda e jogando em casa, o Taquariense entrou em campo para o clássico mais conservador, com um homem a mais no meio-campo. Contudo, mesmo tendo maior poder de marcação, o alvi-azul não evitou que o Juventude abrisse o placar, aos 23 minutos. Lorenzo deu bom passe, Max teve liberdade para ajeitar e chutar firme, no canto. A bola bateu no chão, o goleiro Pedro ainda tocou na bola, mas não evitou o gol, 1 a 0 Juventude. O gol não fez bem ao Taquariense que, aos 27, quase sofreu o segundo, mas Denílson chutou por cima.
A estratégia foi alterada aos 28 minutos, quando o técnico Mateus Porto sacou o volante Murilo e colocou em campo o atacante Ricardo. A mudança melhorou o Taquariense, que reteve mais a bola no ataque, contudo, sem muita contundência. O alvi-azul só chegou com perigo aos 42 minutos, quando Otávio Oliveira cruzou da esquerda e Ricardo cabeceou para fora.
Na etapa final, o Taquariense voltou com mais duas mudanças, com Ferefeto e Negueba nas vagas de Lucas Luan e Ezequiel. Mas foi o time do técnico Márcio Leitinho que quase ampliou, aos dois minutos. Após contra-ataque, Denílson chutou por cima da meta de Pedro. Mais organizado do que no primeiro tempo, o Taquariense chegou ao empate aos seis minutos, numa linda jogada. Henrique Forgiarinni foi no fundo pela ponta esquerda, cruzou na medida e o zagueiro Patriki, sem marcação, cabeceou firme, no canto, 1 a 1.
Depois, o jogo continuou igual, lá e cá. Aos 14, Max acertou a trave. Aos 22, Dudu Alves salvou jogada de Negueba quase na pequena área. Aos 29, o zagueiro Bibi, que voltava de suspensão, fez falta forte em Lorenzo e foi expulso. O Taquariense reclamou bastante da expulsão, já que minutos antes o árbitro deixou de expulsar Barel, que acertou com o pé a cabeça de Gustavo. Aos 37, foi a vez do Juventude reclamar de um impedimento duvidoso, em que Barel ficaria cara a cara com o goleiro Pedro.
Com um a menos, o Taquariense já estava satisfeito com o empate, assim como o Juventude, que conquistava um ponto fora de casa. Até que numa lambança da defesa do Taquariense, aos 40 minutos, o Juventude fez o gol da vitória. Numa bola cruzada para a área, numa indecisão do goleiro Pedro e do lateral Otávio, Barel cruzou e Denílson empurrou para as redes, 2 a 1, placar final.
Ainda no domingo, pela chave B, em Venâncio Aires, 11 Unidos e Serrano, de Encantado, empataram em 0 a 0, enquanto em Linha Berlim, Westfália, o Juventude venceu o Tiradentes, de Nova Bréscia por 1 a 0. O 11 Unidos, com sete pontos, segue em primeiro, enquanto o Juventude, do Rincão, com seis, é o segundo. O Juventude, de Westfália, com quatro, é o terceiro, e o Tiradentes, com três, fecha o G4. Também com três pontos, o Serrano, atual campeão da categoria, é o quinto, e o Taquariense, com um, é o lanterna.
Domingo de jogos no Álvaro Quadros e Marques da Cunha
Neste domingo, às 13h30min, Juventude e Taquariense voltam a campo pelo Regional. Ambos jogam em casa. O Juventude, no Álvaro Quadros, recebe o 11 Unidos, na briga pela liderança isolada da chave. Para esta partida, o técnico Márcio Leitinho tem apenas um desfalque, o zagueiro Dudu Alves, por compromisso pessoal. No mais, o elenco todo deve estar à disposição, até porque uma vitória, além de deixar o alvi-verde na ponta da tabela, encaminha uma classificação para os mata-matas.
No Marques da Cunha, o Taquariense encara o Juventude, de Westfália, e, sem vencer ainda, o alvi-azul não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória, se ainda quiser sonhar com uma das vagas nos mata-matas. Se vencer, o Taquariense pode encerrar em quinto, mas com pontuação de G4. O zagueiro Bibi, pela reincidência de vermelho, está suspenso por dois jogos. O ala Kauan Porto, pelo terceiro amarelo, está fora do jogo de domingo. O restante do elenco deve estar à disposição. Ainda no domingo, pela chave B, em Nova Bréscia, o Tiradentes recebe o Serrano.