Assim como os times da categoria Titulares, os da categoria Aspirantes de Taquariense e Juventude também estrearam com derrota no Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata). O alvi-azul, em casa, perdeu por 1 a 0 para o Tiradentes, de Nova Bréscia. Já o alvi-verde, em Venâncio Aires, foi envolvido pelo 11 Unidos e acabou sendo goleado por 3 a 0.
No Marques da Cunha, apesar do placar magro, Taquariense e Tiradentes fizeram um jogo movimentado. O Taquariense, com quatro mudanças em relação ao time campeão do Municipal de Futebol de Campo, teve pela frente um adversário competitivo e, assim como o time principal, mais forte fisicamente.
Logo no início do jogo, o Taquariense poderia ter ficado com um jogador a mais, já que a arbitragem deixou de expulsar um atleta do Tiradentes. Numa disputa lateral, em frente ao auxiliar, o zagueiro Leonardo deixou o cotovelo no rosto de Gadão. Contudo, o árbitro preferiu dar amarelo para os dois atletas, deixando de punir com mais rigor o jogador de Nova Bréscia.
Mesmo com o gramado enlameado, o Taquariense, um time mais técnico, chegou primeiro, aos 14 minutos. Henrique Forgiarinni cruzou da ponta esquerda, o goleiro Carlos Alexandre disputou com Negueba e soltou, mas o zagueiro Leo, na pequena área, salvou.
Depois, aos poucos, o Taquariense foi perdendo força, o Tiradentes foi ganhando terreno e começou a ter o controle da partida. Aos 22 minutos, Mathias cruzou da esquerda, Allan Fachin desviou de cabeça e a bola raspou a trave do goleiro Pedro Coutinho.
De tanto pressionar, o Tiradentes chegou ao seu gol aos 26 minutos. Edinei fez boa jogada pela ponta direita, foi no fundo, cruzou e Matheus Lorenzou, no meio dos zagueiros, de voleio, chutou para o gol. Pedro Coutinho ainda tocou na bola, mas não evitou o gol, 1 a 0 Tiradentes.
O gol não fez bem ao Taquariense, que não mais atacou na primeira etapa. Além disso, o alvi-azul permitiu que o adversário chegasse mais vezes, uma, pelo menos, com perigo. Aos 40 minutos, Gustavo cobrou falta para a área, o zagueiro Leonardo subiu sozinho e cabeceou para fora, perdendo ótima oportunidade.
No segundo tempo, o Taquariense voltou modificado, com o volante e meia Jeremias e o atacante Ezequiel nas vagas de Gadão e Everton. Mas as substituições não deram tempo de surtir efeiro, pois aos três minutos o volante Murilo foi expulso após teceber o segundo cartão amarelo, deixando o alvi-azul com um a menos.
Contudo, mesmo assim, a partir da entrada de Ferefeto, aos 15 minutos, o Taquariense tomou conta da partida. Pressionou muito e criou várias oportunidades, mas pecou no arremate. Aos 16, Ezequiel fez jogada individual pela esquerda, levou para o meio e chutou forte, mas para fora. Aos 19, Jeremias recebeu pelo meio, tirou da marcação e chutou forte, no canto, mas Carlos Alexandre fez excelente defesa. Aos 24, Jeremias, outra vez pelo meio, limpou e chutou forte, mas por cima. O Taquariense continuou em cima, mas não conseguiu traduzir a sua superioridade em gols, estreando no Regional com derrota em casa. Aos 49, antes do apito final, o zagueiro Bibi recebeu o segundo amarelo e também foi expulso.
Juventude não faz boa partida e é goleado em Venâncio Aires
O Juventude fez a sua estreia no Regional diante do 11 Unidos, em Venâncio Aires. E, para fazer uma campanha melhor do que a do Municipal, quando encerrou em último e, sequer, foi às semifinais, o clube reformulou todo o elenco. Tanto que na estreia, somente dois titulares fizeram parte daquele grupo. E assim, com nove alterações, inclusive na comissão técnica, com a estreia do técnico Márcio Leitinho, o Juventude encontou dificuldades no entrosamento, além do gramado muito irregular e enlameado.
E assim, mais acostumado com o gramado e com um time mais entrosado, o 11 Unidos foi superior, tanto que chegou ao placar de 3 a 0, gols de Tales Jardel, duas vezes, e Diogo Elias. O Juventude ainda tentou algumas investidas. Foram sete substiuições, mas o time não conseguiu reagir.
No domingo, também pela chave B, em Westfália, Juventude da Linha Berlim e Serrano, de Encantado, na reedição da final da categoria da temporada passada, ficaram no empate em 1 a 1, gols de Jean Gabriel, para o Juventude, e Gian Marcos, para o Serrano. Pelo grupo A, em Poço das Antas, o Poço das Antes perdeu por 2 a 1 para o 7 de Setembro, de Capitão, que teve seus gols anotados por Alan Mateus e Michael Alex. Vieli fez o gol de honra dos donos da casa. E em Guaporé, o Juventude, com gols de Breno Miguel e Hericles, derrotou por 2 a 1 o Canabarrense, de Teutônia, que teve o seu gol anotado por Murilo Corbellini. Antes, no domingo, dia 18, o Estudiantes, em Lajeado, venceu o Nova Berlim por 3 a 2.