O Taquariense é o campeão do Municipal de Futebol de Campo, a Copa João Carquinxa, na categoria Aspirantes. No último domingo, no estádio Marques da Cunha, o alvi-azul derrotou o São José por 4 a 2 nas penalidades, após empate em 0 a 0 no tempo normal e conquistou o título.
Depois de empatar em 1 a 1 o duelo de ida, Taquariense e São José entraram em campo precisando vencer no tempo normal por qualquer placar para levar o troféu de campeão. Favorito ao título, com a melhor campanha e invicto no certame, o São José iniciou o duelo em cima, pressionando muito e não deu chances aos donos da casa. Mesmo com um gramado completamente enlameado, o Zequinha se adaptou melhor ao piso e, aos dois minutos, quase abriu o placar. Dunho cobrou falta, no ângulo, mas Roger salvou. Aos quatro, Ferefeto recebeu na área, chutou e Roger soltou. No rebote, Vinícius tentou a finalização, houve confusão, mas Roger se recuperou e defendeu. Aos nove, Vinícius finalizou rasteiro e acertou o pé da trave. No rebote, Ferefeto ficou com a sobra, mas o auxiliar Diego Espinoza marcou impedimento. Aos 12, após cobrança de escanteio, Ismael pegou o rebote e, da entrada da área, chutou. A bola desviou no caminho e enganou Roger, que tinha visão encoberta por vários jogadores. O São José foi ao delírio com o gol, contudo, a comemoração durou pouco, pois o auxiliar Diego Espinoza marcou impedimento, alegando que um atleta do Zequinha, em posição irregular, teria interferido no lance e atrapalhado a ação do goleiro do Taquariense. O São José reclamou bastante durante e depois do jogo do lance, alegando que o atleta que estaria adiantado estava longe de Roger e, portanto, não teria interferido no lance. Mesmo com muita reclamação, o árbitro Guilherme Oliveira anulou o gol.
A anulação do gol não fez bem ao São José, que se desconcentrou na partida, perdeu o ímpeto e não conseguiu mais criar na etapa inicial. Por sua vez, o Taquariense conseguiu encaixar a marcação, segurou a pressão inicial, mas pouco fez ofensivamente. Nos minutos finais, o alvi-azul conseguiu a sua primeira e única finalização no primeiro tempo. Aos 38, Lucas Luan recebeu passe de Everton, limpou a marcação e chutou, mas por cima do gol defendido por Emanuel.
Segunda etapa mais aberta
No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto, isso porque ambos os times precisavam vencer. O São José chegou primeiro, aos sete minutos, quando o volante Leco chutou de fora da área, mas Roger defendeu. Aos 27, o Taquariense teve a sua melhor chance. Após cobrança de lateral, Rolim, dentro da área, chutou cruzado, embaixo, mas Emanuel fez grande defesa. Aos 32, em mais uma ótima oportunidade, o Taquariense quase abriu o placar. Num contra-ataque, Otávio Reis fez jogada pela esquerda, foi no fundo, cruzou para trás e Lucas Luan, na marca do pênalti, escorregou e chutou para fora. O São José respondeu aos 35 e aos 37, com dois chutes de Vinícius, mas sem muito perigo.
Com o empate sem gols, a decisão foi para os pênaltis. Dunho cobrou o primeiro e abriu o placar para o São José. Gustavo bateu para o Taquariense e empatou, 1 a 1. Bibi cobrou o segundo do Zequinha, mas Roger voou e defendeu a penalidade. Rolim chutou o segundo do Taquariense e fez, 2 a 1 Taquariense. Ismael cobrou o terceiro do São José e também perdeu, colocando para fora. Cauã Calkmann chutou o terceiro do Taquariense e ampliou, 3 a 1. Vinícius deu novas esperanças ao São José ao marcar o segundo, 3 a 2. Mas Patriki Lima cobrou o quarto do Taquariense, chutou forte, alto, a bola bateu na trave e morreu no fundo do gol, 4 a 2 Taquariense, campeão de Aspirantes do Municipal de Futebol.
Após a partida, houve uma solenidade para a entrega das premiações. O Colorado encerrou com a terceira colocação e teve, ainda, a melhor disciplina do certame. O Juventude ficou com o quarto lugar. O goleiro menos vazado foi Piauí, do São José, e os artilheiros foram Daniel Rolim e Everton, ambos do Taquariense, com três gols.
O São José ficou com o vice sem ter perdido uma partida sequer. Em oito jogos, foram quatro vitórias e quatro empates, dois deles nas partidas da final. O Taquariense fez dois jogos a mais por ter passado pelas semifinais. Em 10 jogos, o alvi-azul obteve cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O São José teve a melhor defesa, com apenas três gols sofridos, e o Taquariense, o melhor ataque, com 12 gols.
Este foi o primeiro título de Aspirantes do Taquariense neste século. Em nove participações, o alvi-azul foi, no máximo, vice-campeão, em três oportunidades, em 2005, 2011 e 2019, quando perdeu o título justamente para o São José, que conquistou naquele ano o único título da categoria neste século. Além do vice em 2024, o Zequinha também foi vice em 2003 e 2010.