Com o objetivo de garantir dignidade e respeito, promover ações que tragam qualidade de vida, além de reprimir e combater a violência contra a pessoa idosa, existe a campanha Junho Violeta, destinado a ações de conscientização e prevenção da população em geral.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é órgão municipal que realiza o atendimento ao idoso em Taquari. De 2015 até março de 2023, conforme dados do CREAS, 25 idosos foram atendidos com quadro de violência familiar, outros 134 idosos foram vítimas de negligência ou abandono. Neste ano, um idoso teve atendimento por violência familiar e quatro idosos por negligência ou abandono familiar.
No primeiro trimestre deste ano, as violações dos Direitos Humanos contra pessoas idosas alcançaram 202,3 mil registros em todo o país. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mantida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). No Estado, conforme dados da secretaria estadual de Segurança Pública, no Rio Grande do Sul, de janeiro a maio foram registrados cerca de 1990 casos de violência contra o idoso no Estado.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.
Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.
Apenas R$ 12,50 mensais.