Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: As caras novas da política taquariense

MISTURA FINA: As caras novas da política taquariense

Durante o mês de janeiro, os suplentes de vereador, Fabiano Souza e Luciano Maria, ambos do PT, assumiram a vaga dos colegas licenciados, Luís Porto e Ana Paula Arnt, no Legislativo de Taquari. Foi a primeira vez em que eles tiveram a experiência de estar dentro da Casa do Povo e lá trabalharem pela população. O Mistura Fina conversou com esses políticos nesta semana.
O taquariense Fabiano Silva de Souza, ou Fabiano da Zeladoria (zeladoria porque era proprietário por cinco anos de uma empresa que trabalhava com segurança residencial), 38 anos, é autônomo e trabalha com manutenção de casas e jardins, cortes de grama, pintura residencial e comercial, limpeza de telhados e placas solares.
Ele nunca tinha pensado em ser vereador até receber o convite, em 2019, de Luís Porto, para concorrer. “Pois chamou a atenção dele o bom relacionamento que eu tinha com a população e as demandas já solicitadas junto à Prefeitura por meu intermédio”, conta.
Sobre a experiência na Câmara, Fabiano disse que foi bom saber na prática no que de fato trabalham os vereadores. “Participar das sessões foi extremamente gratificante, porque pude reviver o contato com a população e perceber o carinho e confiança com que fui recebido. Poder de fato ajudar nas necessidades apresentadas e intermediar as justificativas do porquê as demandas solicitadas não eram atendidas.” Fabiano garante que ainda está na luta pela realização das indicações que fez. “Pois acredito que a população quer respostas, não é justo deixar as pessoas esperando por serviços, sem sequer dar uma satisfação.”
Perguntado se teve alguma decepção, Fabiano diz que não chamaria desta forma, mas que queria mais tempo para poder desenvolver um trabalho mais efetivo junto aos colegas, poder vislumbrar projetos e estar junto da população por uma cidade digna para todos. “Quisera eu poder resolver todas as demandas solicitadas. Mas poder levar respostas já foi bastante satisfatório.”
Segundo Fabiano, no tempo que esteve na Câmara, ele fez cerca de 30 indicações. “Pelo que tenho acompanhado, estão sendo atendidas. Pois sigo dando sequência ao trabalho, no intuito de vê-las atendidas. Também continuo à disposição da população que ainda me procura e estou dando suporte na medida do possível, paralelamente ao meu trabalho pessoal.”
Sobre a melhor coisa de ser vereador, Fabiano salienta que foi muito gratificante se sentir fazendo parte da administração pública e poder de fato ajudar a população de maneira sólida, sem promessas, mas com trabalho. “Fiquei muito feliz com o carinho com que fui recebido pela população. Quero poder honrar toda confiança em mim depositada, fazendo de Taquari uma cidade melhor para todos. Foi uma experiência que me trouxe crescimento pessoal, no que diz respeito ao conhecimento, aprendizado e experiência de vida. Pois prometer é fácil. Na prática, o cumprimento requer verbas, trabalho, parceria e apoio mútuo, junto aos colegas, prefeito, vice-prefeito e governos estadual e federal. Pois o objetivo é ajudar a população em benefício da cidade.”
Fabiano é filho da agente de Saúde Maria Teresinha Silva de Souza, a Teka, e de Vanderlei Oliveira de Souza, aposentado da Duratex, que atualmente trabalha na Loja Antônio Materiais de Construção.

Trabalho voltado
para o esporte

Luciano Fabiano Maria da Silva, o Luciano Maria, nasceu em Taquari, tem 42 anos e é empresário na área florestal, no ramo de corte e transporte de madeira. Também é instrutor de capoeira no projeto A Gente é Bamba Capoeira da Comunidade, dando aulas para crianças e adolescentes.
Luciano conta que sempre sonhou em participar da carreira pública e poder contribuir trabalhando em prol da comunidade de Taquari. “Em 2019, três meses antes do pleito, fui convidado pelo vice-prefeito Ramon para concorrer nas eleições do mesmo ano.”
Segundo o empresário, seu objetivo principal é trabalhar pelas crianças e adolescentes na cidade, executando projetos voltados para a inclusão social, cultura e esporte. “E ajudar a administração municipal a buscar informações das demandas de nossa comunidade sendo o elo com o poder público.”
Sobre a passagem pela Câmara de Vereadores, Luciano destaca que, mesmo cumprindo um mandato curto, pois estava substituindo a vereadora Ana Paula na sua suplência, conseguiu atender várias demandas. “E mostrar para as pessoas que acreditaram em mim que a vontade de ajudar é muito grande, pois estarei sempre ao lado do povo.”
Se teve alguma decepção, Luciano responde que nem tudo é fácil neste caminho. “Existem regras a serem seguidas, que às vezes não nos deixam contentes.”
Luciano salienta que fez mais de 35 indicações. “Algumas já foram atendidas e participei de um projeto de lei aprovado, junto com os vereadores Leandro Mariante e Luís Porto, para acrescentar três horas aulas semanais de educação física na rede de ensino do município.”
O Mistura Fina perguntou a Luciano qual é a melhor coisa em ser um vereador. “É saber que o povo me escolheu e confiou em mim, para cuidar e fiscalizar, uma vez vereador, sempre vereador! Estarei sempre atento às demandas da cidade, trabalhando com transparência e honestidade seguindo sempre os meus princípios e ajudando o próximo. Aos 434 votos que confiaram em mim, o meu muito obrigado, estarei sempre à disposição de todo o povo de Taquari.”
Luciano Maria filho é filho de Silvio Leandro Maria da Silva e Hilda Silveira da Silva (in memoriam).

Secretaria de Obras vai para o bairro Pinheiros

Em entrevista ao Mistura Fina On-Line, programa da web rádio do jornal O Fato, na segunda-feira, 7 de fevereiro, o prefeito André Brito revelou que a secretaria de Obras começou a ser retirada, aos poucos, da rua Pontes Filho, no britador. Conforme o prefeito, a Obras funcionará onde era a empresa Vip Vans, no bairro Pinheiros. André pretende fazer um leilão de venda da propriedade na Pontes Filho. “Potencializando investimentos que ocupem aquela área nobre. Nossas máquinas não comportam mais sair por ali, muito risco sair com caminhões ou entrar com caminhões que vêm pela Aleixo Rocha”, explicou o prefeito.
André lembrou que o projeto de lei para a venda da área já foi aprovado pelo Legislativo há alguns anos. “Mas estamos preparando um edital de licitação para melhorar a proposta. Queremos que pese a quantidade de empregos que pode vir a gerar ali, que é fundamental e que a cidade venha a crescer”, destacou. Conforme André, no britador, hoje, só tem, praticamente, canos e cascalho e o saibro está sendo levado para a área no Pinheiros. “A ideia é que os caminhões só cheguem ali para dormir até que a gente possa fazer a remoção completa”, disse o prefeito.

Demora no Centro de Identificação

Um leitor escreveu para o jornal, nesta semana, contando que buscou o Centro de identificação na Prefeitura para agendar a confecção da carteira de identidade. Pelo WhatsApp, recebeu a resposta que os agendamentos estavam sendo realizados para março e conseguiu uma data para o fim daquele mês. Depois disso, o prazo dado foi de 30 a 40 dias para receber a carteira. Ou seja, o processo todo leva cerca de 80 dias. O leitor ficou revoltado com a demora. “Absurdo o prazo de espera das identidades. Para fazer e receber a identidade de 75 a 85 dias. Quase três meses!”, escreveu o leitor ao jornal.
O Mistura Fina perguntou o porquê de tanta demora à Prefeitura, que afirmou ser devido a uma alta demanda de pedidos. “E o prazo de entregas se dá pela confecção que não é feita aqui, mas centralizada em Porto Alegre. A Prefeitura tem buscado agilizar o atendimento no município”, respondeu.

Prefeitura divulga dados da Saúde

De acordo com informações da Prefeitura, no mês de janeiro deste ano, foram realizadas 29 cirurgias no Hospital São José, além de 297 tomografias e 129 ecografias no mesmo período. Conforme a Prefeitura, em 2020, foram investidos R$ 939.796,21 na obra do bloco cirúrgico e mais R$ 98.265,00 no mobiliário, com recursos próprios da administração municipal.

Abrigo é construído na Aleixo

O departamento de Trânsito da Prefeitura, na semana passada, construiu um abrigo de ônibus de madeira na Rodovia Aleixo Rocha da Silva. O obra foi para substituir uma parada de ônibus que foi destruída em acidente de trânsito. O local estava há algum tempo sem o abrigo.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ