Principal / Geral / Taquari registra mais de 150 novos casos de covid-19

Taquari registra mais de 150 novos casos de covid-19

O retorno do feriadão de réveillon trouxe uma preocupação que há tempo não se tinha: o aumento no número de casos de coronavírus. Até o final da tarde desta quinta-feira, 6 de janeiro, eram 164 pacientes com o vírus ativo. Três dias antes, na segunda-feira, 3, havia 13 pessoas infectadas, um aumento de 1.161% no número de casos positivos. Na quinta-feira da semana passada, 30 de dezembro, eram oito casos ativos. Há 661 pessoas monitoradas e 40 que aguardam resultado de exame. No Hospital São José, há dois pacientes na UTI covid-19, um de Arroio do Meio, hospitalizado em novembro, e outro de Estrela, internada em dezembro.

Já na manhã da terça-feira, após acompanhar o noticiário estadual sobre o aumento da procura de testes de covid-19, o prefeito André Brito fez um alerta aos taquarienses pedindo aos que retornaram do litoral que fizessem o teste da covid-19, assim como aqueles com quem tiveram contato. A partir daí, começou a procura e a prefeitura disponibilizou três mil testes SAWB (coleta das secreções feita por meio de um cotonete longo e estéril), aplicado na região da garganta, logo atrás do nariz e da boca. “A grande maioria assintomática, sem sentir absolutamente nada. Se nós não iniciássemos essa testagem, continuaríamos a permitir que o vírus cada vez circulasse mais. Não estamos trabalhando com medidas de afronta ou restrição, mas em cima de circunstâncias e de momentos (…) Não estamos sendo omissos quando identificamos a possibilidade do avanço do vírus”, disse Brito.
O prefeito salientou, ainda, que as festas com aglomeração realizadas na Lagoa Armênia não tiveram registro de aumento de casos, como o show nacional com Zé Felipe, em 18 de dezembro, reunindo mais de 15 mil pessoas. “No momento do Zé Felipe, as circunstâncias permitiam, não tivemos aumento de caso; poderíamos ter tido, mas muito pelo contrário, no dia do show, tínhamos mais casos do que os 13 dias após. Sabemos que o contágio, quando ele acontece, do terceiro ao 11º dia é em média que ele se manifesta. Não estamos aqui para condenar ninguém, nem quem foi ao litoral. Estamos fazendo o monitoramento, impedindo que o vírus prolifere.”
Além da testagem em massa das pessoas que estão retornando de viagem, conforme Brito, o hospital está contratando mais médicos para iniciar o atendimento das 17h às 21h.

Prefeito diz que não adotará medidas restritivas

No programa Mistura Fina On-line (radio web O Fato) da manhã da quarta-feira, 5 de dezembro, o prefeito de Taquari destacou que, caso seja necessária alguma medida restritiva, fará após decisão dos prefeitos do Vale do Taquari ou do governo do Estado. “Não adianta eu fechar tudo aqui e o pessoal ir para fora, a nossa atividade econômica tem que continuar”, justificou.
Quanto às escolas de educação infantil, que estão abertas no período de férias, afirmou que não há o risco de fechar, mas pediu às pessoas que tiverem filhos e estejam com o vírus, ou contataram com alguém que positivou, que não mandem para a escola.
Sobre os bares e lancherias, Brito afirmou que se reuniria com os proprietários para orientar sobre o momento. “Vamos tentar fazer uma conversa, com diálogo, no sentido de tentar reduzir o público na rua, nas duas próximas semanas. Não vamos, hoje, fechar nada. Taquari não vai ser ilha. Vamos ter essa conversa porque identificamos que é o segmento que vai para os bares e para as ruas que está puxando a contaminação na cidade”, explicou.
O prefeito falou ainda que não pretende fechar o acesso à área de camping e Lagoa Armênia. “Por que eu vou fechar a área de camping, hoje, que a pessoa mais humilde e simples que vai, enquanto o restante pode ir para a praia? Teria alguma lógica nisso? Não identificamos nenhum caso oriundo da área de camping. Não estou criminalizando ninguém, porque quem tem condições de ir para o litoral, que faça. Estamos pedindo que tomem o cuidado porque existe uma alta circulação de vírus no litoral.”
Há um ano o município não registrava elevado número de casos ativos de covid-19. Em 5 de janeiro de 2021, eram 177 pessoas contaminadas, o maior número nos 21 meses de pandemia (desde março de 2020). Depois disso, em 14 de janeiro do mesmo ano, eram 162 casos. Naquela época, o Hospital São José estava com a lotação esgotada, sendo os 10 leitos de UTI ocupados, a maioria de taquarienses.

Card sobre surto no hospital é falso, diz prefeito

Na tarde da terça-feira, 4, circulou pelos aplicativos de mensagens e redes sociais a informação, através de um card, de surto de covid-19 no hospital São José. Porém, o prefeito destacou que a informação é falsa. “Não existe surto nenhum no hospital, não detectamos ninguém no hospital. Tem um médico afastado, mas nem esteve no hospital”. O prefeito explicou que foi solicitado que houvesse espaço para atendimento das pessoas com sintomas gripais, não apenas covid-19, não ficassem misturadas com outras.

Aumenta a procura por vacinas

O elevado número de casos de covid-19 também aumentou a procura por vacinas. Desde a tarde da terça-feira, 4, as unidades de saúde têm registrado aumento na procura por vacinas, especialmente, a do bairro Colônia 20. Conforme a Prefeitura, na quarta-feira, 5 de janeiro, foram 510 doses aplicadas, entre 1ª, 2ª e 3ª doses.

Dezembro fechou sem registro de óbitos de taquariense por covid-19

Pela segunda vez em 21 meses, Taquari registra o fechamento de um mês sem óbitos decorrentes de complicações por coronavírus. Depois de agosto de 2021, o recém-encerrado dezembro não teve morte de taquarienses por covid-19. O último óbito ocorreu em 13 de novembro. Ao todo, o município registra 76 mortes, sendo 14 no mês de março (de 2021) e 11 em janeiro (2021).

Mais de 500 doses foram repassadas a outros municípios

No dia 20 de dezembro, a secretaria da Saúde de Taquari disponibilizou 582 vacinas da Pfizer para Arroio do Meio e outro município designado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os lotes, conforme a Prefeitura, venceriam antes de 31 de dezembro e poderiam ser utilizados nas três etapas de vacinação. Com a baixa procura, havia o risco de perda por expirar a data de validade do imunizante. “Tentamos trocar por lotes com vencimento posterior, mas não havia disponibilidade”, informou a Prefeitura. Mesmo repassando as doses para outros municípios, a secretaria ainda ficou com quantitativo a ser usado, suficiente para a demanda. “Antes de disponibilizarmos, tentamos baixar para quatro meses o intervalo de aplicação da dose de reforço, mas foi negado pela 16ª CRS, por não haver decisão colegiada que respaldasse essa ação. Então, em 22 de dezembro, o Ministério anunciou a redução, de cinco para quatro meses, o intervalo da dose de reforço, mas já havia acontecido a redistribuição das doses.”

Saiba

O Posto Central e do Colônia 20 estarão aberto, no sábado, das 8h às 12h para aplicação de vacina
As doses de reforço da Pfizer devem chegar hoje ao município para serem aplicadas no sábado

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ