Na última terça-feira, o prefeito Fabiano Brandão reuniu-se com integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, que atende as ocorrências em Paverama. O objetivo do encontro foi debater a situação das queimadas, que, mais uma vez, têm sido frequentes no município.
No verão passado, a corporação já havia divulgado grande número de ocorrências em Paverama e isso tem acontecido de novo. No fim da tarde da última segunda-feira, um incêndio atingiu quatro hectares de plantação em Morro Azul. As causas são desconhecidas e a corporação utilizou cerca de quatro mil litros de água para combater as chamas. Nenhuma residência foi atingida.
Já na quarta-feira, 29 de dezembro, foram mais cinco ocorrências de queimadas no município. A situação preocupa o governo Municipal e a corporação.
O presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, Genir Pithan, disse que Paverama é uma das cidades que mais registra incêndios em matas. “É preciso uma atenção especial da administração e principalmente dos paveramenses quanto à situação. Sempre que conseguimos controlar os incêndios, normalmente terminam apenas com prejuízos materiais. A nossa preocupação é quando isso não for somente material e, por isso, queremos uma maior conscientização da população”, disse Genir Pithan.
O prefeito Fabiano Brandão comprometeu-se em colaborar na divulgação de informativos, através das mídias sociais da Prefeitura, para tentar ajudar a diminuir as queimadas. “Precisamos, sim, divulgar ao máximo e relembrar dia após dia que é possível evitar queimadas, seja na zona urbana ou na zona rural. Estamos em uma época de poucas chuvas e tudo está muito seco. Após o fogo se alastrar, é muito difícil controlar”, comentou o prefeito.
DICAS PARA EVITAR QUEIMADAS
- Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca.
- Não jogar lixo em locais inadequados ou pela janela do carro, pois poderá servir de alimento para o fogo.
- Nunca usar fogo para queimar lixo ou limpar área para plantação.
- Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca, ou perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um incêndio florestal.
- Próximo a estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar a limpeza do terreno ou mata, para impedir que o incêndio se alastre.