Principal / Geral / Paróquia São José tem sua segunda ordenação presbiteral

Paróquia São José tem sua segunda ordenação presbiteral

Uma celebração cercada de ritos e de muita emoção marcou a ordenação presbiteral do taquariense Érick Lopes Vicari, 27 anos. O evento ocorreu na noite da sexta-feira, 17 de dezembro, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, em Taquari, e foi acompanhado, presencialmente, por mais de 500 pessoas. Houve transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Montenegro e da Paróquia São José, de Taquari.

Cerca de 50 padres e freis da Diocese participaram da celebração presidida pelo Bispo Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, e acompanhada pelo Bispo Emérito, Dom Paulo de Conto. Entre os religiosos, estava o convidado especial, frei Martinho Warken, atualmente em Horizontina, mas atuou na paróquia São José de Taquari e Tabaí, por seis anos, quando Érick começou a manifestar seu interesse pela vida sacerdotal.
Na cerimônia de ordenação, realizada durante a missa, o diácono Erick entrou no ginásio, durante a procissão inicial, acompanhado dos pais, Marciano Vicari e Maria Isabel Lopes Vicari, que levava a estola e o casulo, vestes do novo padre. Junto deles, permaneceram até ser apresentado pelo Reitor do Seminário São João Batista, de Viamão, padre Eduardo Haas, ao Bispo Dom Carlos Rômulo, que o acolheu e a quem prometeu obediência. No decorrer do rito da ordenação, em sinal de entrega total à vida sacerdotal, ele deitou-se no chão, com o rosto voltado para baixo, sobre o tapete vermelho, diante do altar, e permaneceu durante toda a ladainha.
Frei Martinho foi quem colocou a veste no novo padre, que seguiu para mais um momento marcante da cerimônia, o da unção e amarração das mãos com óleo, feita pelo bispo. Na sequência, os pais fizeram a desamarração e beijaram as mãos do novo padre, que os abençoou. Com a imposição das mãos, o Bispo lhe conferiu o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado.
Na primeira manifestação como padre ordenado, Érick agradeceu aos pais pelo acompanhamento na caminhada e por lhe transmitirem amor. Também agradeceu às Paróquias São Cristóvão, de Estrela, onde exerceu o Ministério Diaconal, e São José, de Taquari e Tabaí, onde iniciou a vida cristã, recebeu o Batismo, a 1ª Eucaristia e a Crisma e ao Curso de Jovem Liderança (CLJ), de Taquari. “Foi dentro deste movimento que tive o encontro com Deus e despertei para a igreja. Participar do CLJ foi muito importante para uma decisão maior”, destacou Érick. Quanto a frei Martinho, referiu o significado desse religioso em sua caminhada. “Seu testemunho é muito importante na minha história e discernimento.”
No final da sua manifestação, pediu que todos, em pé, erguessem as mãos e rezassem pelo seu ministério.
Esta foi a segunda ordenação presbiteral de um taquariense na Paróquia São José de Taquari e Tabaí, que possui 256 anos de fundação. A primeira ocorreu em dezembro de 2019, com o padre João Vítor Freitas do Santos.

Primeira missa destacou devoção a Nossa Senhora da Assunção

O padre Érick Vicari presidiu sua primeira missa na manhã do domingo, 19, na igreja montada no ginásio de esportes José Fritz Machado. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o momento, no qual ele preparou a Eucaristia, acompanhado pelo bispo diocesano Dom Carlos Rômulo. A homilia (fala à comunidade) foi realizada pelo amigo, conterrâneo e colega de seminário, padre João Vítor Freitas dos Santos, que falou da importância das mulheres na Igreja. “A boa-nova veio com o encontro de duas mulheres, Maria e sua prima Isabel”, disse, e a fé de Érick em Maria foi ressaltada com a entrada da sua mãe carregando a imagem de Nossa Senhora da Assunção. “Tu tens uma grande devoção a Nossa Senhora da Assunção, inclusive foi o tema do teu trabalho de conclusão na Teologia. Que no teu Ministério, tu nunca deixes de olhar para as mulheres que estão na tua vida, que te dão vida”, destacou. Sobre a trajetória do amigo, lembrou que Érick participava dos encontros do CLJ acompanhando a irmã, Pâmela. “Eles começaram a participar do CLJ, lá em 2007, o Érick era muito novinho e a Pâmela nos dizia que só poderia ir no encontro se levasse o irmão junto, porque ele não poderia ficar em casa sozinho”, contou, completando que foi a partir da participação deles que os pais se envolveram na comunidade católica. Hoje, o pai do padre Érick, Marciano, é o tesoureiro da Paróquia São José de Taquari e Tabaí. “O sim de vocês gerou a vida de fé dos teus pais”, ressaltou o padre João Vítor.
No encerramento da celebração, o pároco de Taquari, Gastão Zart, comemorou: “Viva o nosso neo-sacerdote, viva a nossa Igreja!” O coral da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Taquari fechou a celebração.

Participante especial viajou 400 quilômetros

O convidado especial, frei Martinho Warken, 85 anos (59 como padre) viajou 400 quilômetros de ônibus para prestigiar o momento. Ele viajou de Horizontina a Tabaí, onde foi buscado de carro até Taquari. Esta é a segunda ordenação presbiteral da paróquia de Taquari e, em ambos os casos, teve a motivação de frei Martinho. “Meu coração está batendo mais forte e agradecido. Há dois anos vim para a ordenação do João Vítor e até pensei que não viria neste ano, mas a comunidade e a família me pressionaram, porque, de fato, eu tinha encaminhado os dois, fazendo discernimento vocacional, e depois, encaminhando-os para o seminário.”
Da paróquia São Cristóvão, de Estrela, onde padre Érick realizou o estágio do diaconato, um grupo com mais de 50 pessoas prestigiou o momento, entre elas, a coordenadora do grupo de Jovens da Paróquia, Márcia Inez Birc, 47 anos. “Acompanhamos Érick nesta caminhada e estamos muito felizes. Ele é uma pessoa muito carismática e sabemos que será um excelente padre”, salientou.
A primeira missa, no domingo, foi acompanhada presencialmente pelas moradoras de Taquari, Senira Saldanha, 61 anos, e Ângela Orenco. “Esta era uma oportunidade única. Foi muito lindo”, disse Senira.
No domingo, padre Érick comemorou, também, o aniversário de 27 anos. Seu pai, Marciano Vicari, ressaltou que o momento era de muita alegria. “Muita emoção, nem tem como expressar o sentimento de alegria. A gente chora, mas é de alegria. É muito lindo, apoiar essa vocação que ele escolheu para a vida dele”, disse.

Voluntários envolvidos na organização

O evento do final de semana foi realizado por dezenas de voluntários, com o apoio da Prefeitura de Taquari, que montaram uma igreja no ginásio de esportes, levando a mesa do altar da Igreja Matriz, cadeiras, imagens de alguns santos e demais itens necessários para a cerimônia, e com doações de recursos por empresários e comunidade. Após a cerimônia da sexta-feira, foi distribuído lanche gratuito aos presentes. No domingo, após a primeira missa, foi servido almoço no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, para cerca de 350 pessoas, com cobrança de cartão.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ