Com a precoce eliminação do Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o Pinheiros voltou suas atenções para a Liga Encosta da Serra (Lifesa), competição que vinha disputando paralelamente ao Estadual. E, na terça-feira, em casa, o alvi-verde perdeu o jogo único das quartas de final para o Americano, de Novo Hamburgo, despedindo-se do certame também.
Com a quarta colocação na primeira fase da Lifesa, o Pinheiros teve pela frente, na última terça-feira, no Pinheirão, o Americano, de Novo Hamburgo, que encerrou a fase com a quinta melhor campanha. Em jogo único pelas quartas de final do certame, o Pinheiros enfrentou um bom time e perdeu por 2 a 0. Os visitantes abriram o placar logo aos cinco minutos, se fecharam e jogaram nos contragolpes, chegando ao segundo gol na etapa final.
Eliminado das duas competições, agora, o Pinheiros foca na preparação para a Copa Taquari de Futebol de Base, agendada para janeiro de 2022, entre os dias 14 e 19 de janeiro. Os demais duelos das quartas de final da Lifesa são entre Novo Hamburgo, primeiro, e Bom Princípio, oitavo, Ale Lajeado, segundo, e Sul Brasil, de Porto Alegre, sétimo, e Ivoti, terceiro, e Estância Velha, sexto.
Na despedida do Estadual, mais uma derrota
No último sábado, em Venâncio Aires, o Pinheiros fez seu último duelo no Estadual de Juvenis da FGF, jogando contra o Guarani. E, mesmo fazendo uma partida de igual para igual, o alvi-verde sofreu mais uma derrota, a sexta em oito partidas, e despediu-se do certame sem ter vencido. O gol do Guarani foi marcado pelo zagueiro Erick, aos 25 do segundo tempo.
Ainda no sábado, o Novo Hamburgo, em casa, perdeu por 2 a 0 para o Progresso, de Pelotas, resultado que eliminou o clube da competição. Com os resultados, o Inter garantiu o primeiro lugar do grupo B, com 17 pontos, deixando a segunda vaga com o Progresso, com 16 pontos. O Guarani entrou na segunda fase como um dos dois melhores terceiros, com 12 pontos. O Novo Hamburgo encerrou em quarto no grupo, com 10 pontos, deixando a lanterna para o Pinheiros, com dois.
Definido por ranking, a segunda fase, os mata-matas, terá duelos entre Juventude, de Caxias do Sul, melhor campanha, e Sul Brasil, de Porto Alegre, oitavo, Internacional, segundo, e Guarani, de Venâncio Aires, sétimo, JAÚ, de Santo Antônio da Patrulha, terceiro, e Brasil, de Pelotas, sexto, e Progresso, quarto, e TAC, de Três Passos, quinto. Os confrontos de ida iniciam neste final de semana.