Diversas atrações para todos os públicos devem marcar a 5ª Feira do Livro de Taquari, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro. Com o tema “Nossa Terra Resgatando a Cultura da Nossa Gente”, o evento ocorrerá na Praça da Bandeira, com entrada liberada em todas as atividades, buscando incentivar a leitura e a valorização cultural.
A Feira é realizada pela Prefeitura de Taquari, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) de Venâncio Aires. “Um dos objetivos da Feira é, além de criar o hábito da leitura, incentivar o senso crítico e estimular a escrita, tanto dos nossos alunos como do público em geral”, destacou o prefeito André Brito.
A feira terá opções culturais, artísticas e bancas de livros disponíveis. Estão previstas, entre outras atrações, a apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante (na quinta-feira), animação cultural com “Vivandeiros da Alegria” e show musical com Os Fagundes (na sexta-feira).
Diretora do jornal O Taquaryense é a patrona
A Prefeitura divulgou, no início da tarde da terça-feira, 9 de novembro, o nome de Flávia Terezinha Saraiva Dias, 90 anos, como patrona da 5ª edição da Feira do Livro de Taquari. O prefeito André Brito oficializou a escolha da diretora do jornal O Taquaryense na segunda-feira, na residência da homenageada. O semanário é um dos mais antigos jornais do Brasil, fundado em 1887. “Essa homenagem me leva às lágrimas, estou muito comovida e não me achei à altura da homenagem; eu a transfiro ao meu amado jornal O Taquaryense, e ao meu bisavô, Albertino Saraiva, o sonhador, que tornou realidade algo que trazia dentro dele, talvez desde a sua infância, que era ter um jornal. Recebo essa homenagem pelo jornal e pelas minhas famílias: a dos meus amados pais e a que Brito (esposo falecido) e eu constituímos com tanto amor.”
Flávia destaca que não é escritora, tendo apenas publicado crônicas, por cerca de quatro anos no jornal O Taquaryense, mas foi uma grande leitora, especialmente de romances. “Está faltando muita leitura hoje. Com a tecnologia o jovem não lê, está tudo pronto para ele. Não há o prazer de imaginar, criar uma história, e tirar o proveito que isso pode lhe dar”, salienta.
Em sua vida profissional, foi secretária na escola Pereira Coruja, por 20 anos, e serventuária da justiça, por 19 anos, como distribuidora contadora no fórum de Taquari, aposentando-se aos 70 anos de idade.
Flávia é taquariense, nascida em 26 de setembro de 1931, filha de Plínio Saraiva e Consuelo Alvim Saraiva, viúva de Harry Brito Dias e mãe de Maria Consuelo (falecida), José Harry e Maria Beatriz.