Um culto na manhã do Dia de Finados, 2 de novembro, ministrado pelo pastor da Igreja Luterana, Danilo Doss, marcou o lançamento oficial do Memorial da Paz – Cemitério Ecumênico Luterano, em Taquari.
O cemitério, localizado na rua da Paz, nº35, no bairro Prado, será aberto para todos, através de uma parceria com o Grupo Costa. “O empreendimento busca oferecer um lugar planejado e organizado, com arquitetura moderna e minimalista, em harmonia com a natureza e cuidado com o meio ambiente”, explica o empresário Maicon Costa, completando que “o nome “Memorial da Paz” simboliza o desejo de transformar o antigo cemitério Luterano em um lugar de paz e de preservar a memória e a história de nossa comunidade. Além disso, faz relação com a localização do empreendimento, na rua da Paz, e com o nome da Igreja Luterana de Taquari – Igreja da Paz”.
A terceirização do serviço foi uma alternativa encontrada pela Comunidade Luterana para reverter o déficit econômico do cemitério e, também, remodelar o local, otimizar o espaço e oferecer uma solução para a comunidade. A propriedade do local segue com a Igreja Luterana, mas com um contrato de gestão a cargo do Grupo Costa, por 35 anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. Há um espaço demarcado que continua somente com sepulturas da Comunidade Luterana e outro, onde serão construídas gavetas para todos os credos religiosos da comunidade de Taquari ou outras.
O cemitério luterano foi fundado no século 19, sendo um dos túmulos mais antigos o de uma mulher, em 1863. No local, há ainda o jazigo do pastor adventista, Huldreich Graf, fundador da Casa Publicadora Brasileira, falecido em 1946.
As famílias que adquirirem os lóculos (gavetas), também chamado de cemitério vertical, pagarão a taxa de manutenção e preservação do local. Em breve estarão disponíveis, ossuários (lugar destinado ao armazenamento de ossos) e cinerários (para cinzas).