Na sessão do Legislativo realizada na quarta-feira, um requerimento do vereador do Partido Liberal (PL) chamou a atenção. Fabiano sugeriu que a secretaria de Saúde do Município desenvolva projetos com práticas integradas de saúde para prevenção de doenças.
Segundo o vereador, em seu requerimento, seria bom ter vínculos terapêuticos no sistema de saúde. Ele sugeriu, entre outros, medicina chinesa, acupuntura, homeopatia, tratamentos com plantas medicinais, arteterapia, biodança, meditação e ioga.
Conforme Fabiano, que comentou sua sugestão, as práticas terapêuticas não teriam orçamento da secretaria de Saúde e seriam desenvolvidas com destinação de recurso de deputado.
Próprio posto de combustível
O vereador Fabiano Oliveira (PL) sugeriu que a Prefeitura tenha seu próprio posto de combustível. Para o vereador, isso permitiria mais controle e qualidade no abastecimento da frota pública, além de reduzir possibilidades de fraude, aumentando rendimento e economia, evitando o deslocamento de veículos até os postos.
Mais iluminação
O vereador tucano Milton Alves da Silva indicou, na sessão de quarta-feira, que seja realizada a manutenção da iluminação pública na rua perto do motel. “Estou com vontade de mandar o eletricista da minha casa colocar a lâmpada”, falou na tribuna. O vereador também solicitou reparos na ponte na localidade de Antônio Cunha.
Aniversário da Escola Pedro Rosa
Vereadores parabenizaram a Escola Estadual Pedro Rosa pelos 72 anos de fundação.
Leis aprovadas
Os vereadores aprovaram lei que permite a contratação temporária e emergencial de professores, conforme resultado do concurso. Outro projeto permite a contratação de assistente social em caráter emergencial.
Foi aprovado projeto de lei de crédito especial adicional no valor de R$ 9.346,00 para aplicação na saúde, com contratação de mais carga horária de psicóloga e nutricionista, exames médicos e odontológicos.
Conselheiros podem dirigir
Foi aprovado projeto de lei que permite aos conselheiros tutelares do município dirigirem os carros da Prefeitura, em caráter excepcional. Conforme a justificativa no documento, isso melhora o trabalho dos conselheiros, em regime de plantão, que não precisariam aguardar um motorista cedido pela Prefeitura. O Conselho Tutelar de Tabaí não tem o cargo de motorista.
Transporte de estudantes
O vereador Pedro Araújo dos Santos solicitou informações sobre o transporte de estudantes realizado no município. Conforme seu requerimento, ele foi cobrado pela comunidade sobre a questão, em que estaria acontecendo uma improvisação no transporte dos alunos das escolas da cidade.
Atenção para as entradas
O vereador do Partido dos Trabalhadores, Darci Pereira da Silva, pediu na tribuna que o prefeito Arsênio Cardoso dê mais atenção às estradas do município, principalmente no Morro dos Lopes. “Tá feia a coisa, como diz o outro”, salientou Darci. Vereador Batatinha (MBD) disse que a chuva tem danificado as ruas e que ele vê o pessoal das Obras e Elétrica trabalhando.
Anderson Vargas, do PT, disse que o prefeito deveria dar mais atenção às estradas e diminuir os cargos de confiança da Prefeitura, que seriam cerca de 50.
Mais empregos
Conforme Batatinha, uma indústria será aberta no município, por empreendedores de Tabaí, com geração de cerca de 30 empregos.
Orçamento para agricultura
O vereador Anderson Vargas (PT) solicitou que o prefeito disponibilize maior orçamento para a agricultura do município.
Lei do adubo
Os vereadores solicitaram que o programa de distribuição de adubo no município seja revisto. Conforme Marcelo Oliveira Machado (MDB), a secretaria de Agricultura está estudando uma nova lei. “A lei atual está meio confusa”, disse o vereador.