O prefeito André Brito esteve, na última segunda-feira, no programa Mistura Fina On-line, produzido pela rádio web do jornal O Fato.
Durante a entrevista, ele destacou um novo projeto para pavimentações de vias que vem sendo realizado pela administração municipal. O objetivo é, nos próximos três anos, pavimentar dezenas de vias e chegar próximo a 90% de calçamento na zona urbana.
“Nós fizemos um levantamento e detectaram 65 ruas a serem pavimentadas. Estamos fazendo 12 e a nossa meta é pavimentar pelo menos 47 ruas nos próximos três anos. A intenção é chegar à pavimentação de quase 90% da zona urbana de Taquari”, disse o prefeito.
André Brito informou que o setor de planejamento, acompanhado do vice-prefeito Ramon de Jesus, está atualizando as medições de comprimento e largura das vias que não possuem pavimentação para determinar os custos necessários das obras e o que será possível realizar nos próximos anos. “Já fizemos um ciclo de financiamentos para pavimentações e estamos terminando os pagamentos. Queremos começar mais um ciclo de pavimentação e recuperação dos asfaltos existentes”, relatou o prefeito. Para isso, será buscado novo empréstimo financeiro para os projetos.
Capela mortuária
André Brito informou que a obra está praticamente pronta, mas só deve ser entregue com o avanço da vacinação. “Não abrimos ainda por causa da pandemia, porque, se houver três ou quatro velórios ao mesmo tempo, vai gerar aglomeração”, disse.
Centro administrativo
Em relação à conclusão da reforma do Centro Administrativo, utilizado pela maior parte dos departamentos da Prefeitura de Taquari, André Brito informou que será realizada nova licitação para conclusão do subsolo e primeiro andar do prédio. “O contrato anterior superou o limite de aditivos e não poderíamos continuar a obra com a mesma empresa. Então fizemos o novo layout dos andares e vai para licitação”, disse. O restante do prédio já está concluído e é utilizado pela administração municipal desde 2020.
Prédio da antiga Prefeitura
O prefeito informou que esteve em reunião com o Ministério do Turismo nos últimos dias e solicitou recursos para a reforma do prédio histórico que antigamente era utilizado pela Prefeitura. Também foram solicitados valores para a reforma do Museu Casa Costa e Silva. “O que nos foi informado é que o governo não tem condições financeiras para as obras, mas abriu a possibilidade de uma alternativa de lei de incentivo”, relatou. Segundo André Brito, a lei permitiria que empresas custeassem a obra, destinando valores de impostos e recebendo 100% do custo em isenção. Também há possibilidade de realizar as reformas através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado, onde as empresas abateriam, no ICMS, 90% do valor destinado à obra. De acordo com o prefeito, serão buscados parceiros na iniciativa privada e, se conseguir 50% do valor com as empresas, a Prefeitura custeia o restante com recursos públicos.
Banheiro público
Em relação à falta de banheiros públicos, André Brito disse que o problema deve ser solucionado nos próximos anos. Isso porque a administração municipal está elaborando projeto para recuperação do banheiro da Praça Matriz e também será feita reforma na Praça da Bandeira, onde serão construídos sanitários.
Praça no Leo Alvim Faller
André Brito destacou que está em licitação a construção de uma quadra coberta de grama sintética no Leo Alvim Faller, dentro de um projeto de construção de complexo esportivo no local. Além desta obra, está sendo projetada a construção de uma quadra de piso, pracinha, pista de caminhada e academia de saúde para uma praça no bairro. Tudo ficará nas proximidades da creche que está sendo construída na rua Professora Carolina Alvim. Sobre o posto de saúde, projetado desde 2019 no bairro, o prefeito relatou que foi necessária nova licitação para realização da obra e que o processo está em andamento.