Principal / Segurança / Polícia Civil descobriu a autoria de 21 dos 29 assassinatos em Taquari nos últimos 10 anos

Polícia Civil descobriu a autoria de 21 dos 29 assassinatos em Taquari nos últimos 10 anos

Um levantamento feito pelo jornal O Fato apurou que a Polícia Civil de Taquari descobriu a autoria de 21 dos 29 assassinatos cometidos em Taquari, nos últimos 10 anos, o que dá uma taxa de 73% de resolução dos casos.

De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, dos 29 assassinatos em Taquari desde 2011, apenas oito não foram elucidados, sendo que dois estão com a investigação em curso, o de um menor de 17 anos, ocorrido em dezembro de 2020, e o de Luís Guilherme de Brito, ocorrido no último dia 29 de maio, na rua da Paz, no bairro Prado.
Os quatro assassinatos com autoria não elucidada são de Cezar Roberto Peres de Souza, em 2012, Claiton Luís Abeg, em 2016, Luiz Roberto de Anastácio, em 2017, e Luciano da Rosa Lima, em 2019.
Os assassinatos de Marco Antônio Nogueira de Quadros, o Totonho, em 2015, e o de Alisson Silva Villiano, em 2019, tiveram a autoria elucidada pela Polícia e, inclusive, os suspeitos foram presos no início da investigação, contudo, foram postos em liberdade por insuficiência de provas.
Dos 21 assassinatos com a autoria elucidada, 18 suspeitos estão presos, seis deles já condenados, os acusados de matar Maitê Vaz Cavalheiro, em 2013, Rui Carlos Bastos, em 2014, Nadir Silva da Costa, em 2016, e Fidel Ávila da Silva, em 2017. Um dos dois condenados pelo assassinato de Nadir Silva da Costa está foragido. Os oito suspeitos dos assassinatos de José Luís da Rosa, em 2014, Jeferson Luís da Costa Porn, o Tivino, Emerson Portella Ferreira, o Pretão, e Marco Antônio da Silva Júnior, todos em 2015, Michel Porto Ehlers, em 2018, e Roseli Cardoso, em 2019, aguardam o julgamento em liberdade. Os suspeitos da morte de Selma da Rosa, em 2014, foram identificados e eram menores na época do crime. Os dois cumpriram medida socioeducativa correspondente e estão em liberdade. Outros dois menores na época dos crimes também estão em liberdade após cumprir medida socioeducativa, os acusados das mortes de Jorge Marques da Silva, o Dodeco, em 2017, e de Rui Carlos Bastos, em 2014. Neusa Terezinha Brito Lopes, em 2011, e Sueli Vargas Lopes, em 2019, foram mortas pelos companheiros, que cometeram suicídio.
Conforme a delegada Betina Martins Caumo, esta taxa de mais de 70% dos casos resolvidos está dentro da média do Estado. “Acredito que estamos dentro da média do Rio Grande do Sul, que é uma das maiores do país, mas muito acima da média de resolução da maioria dos estados brasileiros.” Ainda conforme a delegada, a taxa de resolutividade deve-se ao fato de crimes contra a vida terem prioridade absoluta de investigação. “Apesar da dificuldade de se fazer a prova da autoria em crimes de homicídio, especialmente quando se trata de execuções vinculadas à traficância, já que, na maioria dos casos, ou não há testemunhas ou as testemunhas pouco colaboram, a investigação exaustiva, desde os primeiros momentos após o crime, acaba por chegar a bons resultados e bons índices de elucidação.”

 

CRIMES ELUCIDADOS

No dia 29 de abril de 2013, foi encontrado o corpo de Maitê Vaz Cavalheiro, 16 anos, em um mato, nas imediações do Arroio do Potreiro, no interior do município. De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, o inquérito foi concluído e remetido com indiciamento do autor do crime, que era companheiro da vítima. Ele foi condenado a 16 anos e cinco meses em júri popular e está preso, cumprindo a pena. A motivação foi passional.

No dia 5 de novembro de 2017, Shaiane Dutra Moreira, 22 anos, foi encontrada morta na residência do ex-companheiro, na rua Laura Cruz de Souza, no bairro Coqueiros, com marcas de facadas nas costas.
Conforme a delegada Betina Martins Caumo, o autor do crime foi o ex-companheiro da vítima, que foi identificado e preso. Ele aguarda preso o seu julgamento e a motivação também foi passional.

No dia 27 de dezembro de 2017, Fidel Ávila da Silva, 19 anos, foi morto em uma rua, no bairro Rincão São José, com um tiro de arma de fogo no peito.
A delegada Betina Martins Caumo disse que autor do homicídio foi identificado e preso. Ainda conforme a delegada, o acusado já foi condenado em primeiro grau a 14 anos e segue preso. O assassinato teria sido motivado por desavenças anteriores.

No dia 24 de março de 2014, Rui Carlos Bastos, 66 anos, foi encontrado morto em sua residência, na rua da Paz, bairro Prado, com mais de 30 golpes de faca. A delegada Betina Martins Caumo disse que os quatro autores do latrocínio, três maiores e um menor de idade, foram identificados e presos poucos dias depois. Os maiores foram condenados a 26 e 27 anos e continuam presos. O menor já cumpriu medida socioeducativa e foi solto.

No dia 25 de setembro de 2015, Jeferson Luís da Costa Porn, o Tivino, 30 anos, foi morto com tiros na nuca, em uma parada de ônibus, no bairro Coqueiros, entre as ruas Rubens Felipe de Souza e José Bizarro Neto.
A delegada Betina Martins Caumo disse que o autor foi devidamente identificado, que chegou a ser preso no início da investigação, mas aguarda o julgamento em liberdade. A motivação, ainda de acordo com a delegada, seria por desavenças anteriores.

No dia 18 de abril de 2017, Anderson Motta de Souza, de 36 anos, foi encontrado morto na parte externa do prédio do IDESC, onde estaria residindo, com lesões no rosto e na cabeça, perfuração de arma de fogo nas costas e um pontaço de instrumento perfurante acima do peito.
De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, os dois autores foram identificados e aguardam o julgamento presos. A motivação seria dívida referente à aquisição de entorpecentes.

Em 26 de julho de 2018, foi assassinado a tiros, dentro de uma residência, na rua Antenor de Souza Rosa, no bairro Coqueiros, Michel Porto Ehlers, 26 anos.
De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, um dos executores foi identificado e preso no início da investigação. Ele aguarda o julgamento em liberdade. A motivação, ainda conforme a delegada, seria dívida referente à aquisição e venda de entorpecentes.

No dia 12 de agosto de 2014, Selma da Rosa, 32 anos, foi encontrada morta, com marcas roxas no pescoço, em uma residência do Programa Minha Casa Minha Vida, que estava em construção, na rua C da Vila São Francisco. A delegada Betina Martins Caumo afirma que o procedimento policial foi concluído. Os dois autores foram identificados, sendo menores de idade à época do fato. Já cumpriram a medida socioeducativa e a motivação seria desacerto durante a realização de um programa de cunho sexual. As partes estariam sob influência de entorpecentes.

No dia 21 de abril de 2017, Jorge Marques da Silva, 38 anos, conhecido como Dodeco, foi assassinado em frente à sua residência, na rua B da Vila São Francisco, após levar cerca de vinte tiros no corpo e cinco na região da cabeça.
A delegada Betina Martins Caumo disse que a autoria foi identificada. Mandante e um executor, maior de idade, aguardam julgamento presos. Um menor de idade, que participou do crime, já cumpriu medida socioeducativa. A motivação seria disputa de território relacionada à venda de entorpecentes.

No dia 11 de outubro de 2014, José Luís da Rosa, 50 anos, morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo na perna direita, na artéria femoral, em Amoras. A delegada Betina Martins Caumo disse que o inquérito foi concluído e o autor identificado. Chegou a ser preso no início da investigação, mas responde ao processo em liberdade. Deve ir a júri popular nos próximos meses e teve a sessão já marcada e remarcada em outras ocasiões. Os últimos cancelamentos foram causados pela pandemia. A motivação seria disputa patrimonial.

O corpo de Oseias Francisco da Rosa, 40 anos, foi encontrado em uma cova rasa, em 1º de julho de 2020, em um matagal, no bairro Tinguité. O homem teria sido atingido por disparos de arma de fogo no crânio e veia aorta. A delegada Betina Martins Caumo afirmou que os dois autores foram identificados e aguardam presos o julgamento. A motivação seria dívida de drogas e a suspeita de que a vítima teria dado informações para grupo criminoso contrário.

Anderson Silva dos Santos, 31 anos, foi morto a tiros em 11 de junho de 2020, na rua Mário Saraiva, proximidades da esquina com a rua Orfelino Bizarro Martins, na vila Ibrasa. Conforme a delegada Betina Martins Caumo, a autoria do assassinato de Anderson foi parcialmente elucidada. Um dos atiradores e o mandante do crime estão presos e aguardam julgamento. A motivação seria disputa de território vinculada ao tráfico de entorpecentes.

Em 4 de janeiro de 2019, Roseli Cardoso, 29 anos foi assassinada com dois disparos de arma de fogo, em uma casa situada na rua C, na Vila São Francisco.
Conforme a delegada Betina Martins Caumo, o executor foi devidamente identificado e preso no início da investigação. Atualmente, ele aguarda em liberdade o julgamento. A motivação, ainda segundo a delegada, seria dívida referente à aquisição e venda de entorpecentes.

No dia 1º de junho de 2015, Emerson Portella Ferreira, o Pretão, 26 anos, foi morto na sua residência, na rua da Paz, no bairro Prado, alvejado a tiros de pistola 9mm. A delegada Betina Martins Caumo disse que os dois autores foram devidamente identificados pela Polícia. Eles respondem em liberdade ao processo. A motivação, ainda conforme a delegada, seria por desavenças anteriores.

Em 17 de dezembro de 2015, Marco Antônio da Silva Júnior, 20 anos, foi assassinado com disparo de arma de fogo, na localidade de Passo do Santa Cruz, após briga, em uma festa. A delegada Betina Martins Caumo afirmou que os dois autores foram identificados. Eles aguardam julgamento em liberdade. E a motivação, ainda de acordo com a delegada, seria por desavença anterior.

Em 9 de dezembro de 2016, André dos Santos Alexandre, 40 anos, foi morto a facadas em sua cama, no local onde residia, na rua José Porfírio da Costa, bairro Prado. Segundo a delegada Betina Martins Caumo, a autoria do assassinato de André foi identificada e o suspeito aguarda julgamento preso. A motivação seria uma discussão banal. Ambas as partes estavam embriagadas quando do ocorrido.

Em 3 de agosto de 2018, foi encontrado o corpo de José Ribeiro da Silva, o Zezão, 61 anos, em sua casa, na rua Sadi de Almeida Castro, no bairro Prado, com lesões causadas por instrumento cortante, uma corda no pescoço e queimaduras superficiais no corpo. Segundo a delegada Betina Martins Caumo, o autor foi identificado e aguarda o julgamento preso. A motivação seria por desavenças anteriores.

No dia 12 de dezembro de 2018 foi assassinado o advogado Itomar Espíndola Dória, morto com vários tiros em seu escritório, no Centro de Taquari. De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, a autoria foi identificada e o executor material está preso, aguardando julgamento. A motivação, ainda conforme a delegada, seria a atividade profissional da vítima.

No dia 7 de julho de 2016, a produtora rural Nadir Silva da Costa, 55 anos, foi morta a tiros por assaltantes que invadiram sua casa, na TK 36, na localidade de Júlio de Castilhos. A delegada Betina Martins Caumo disse que os dois autores do latrocínio foram identificados e presos, em flagrante, na mesma data. Ambos foram condenados a 20 e 21 anos. Um está preso e o outro foragido.

 

FEMINICÍDIOS SEGUIDOS POR SUICÍDIOS

No dia 30 de novembro de 2011, Neusa Terezinha Brito Lopes, 40 anos, foi morta pelo ex-marido, que se suicidou em seguida. De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, a autoria foi elucidada, o inquérito concluído e remetido sem indiciamento, em razão da extinção da punibilidade pela morte do agente. A motivação seria passional.

Em 20 julho de 2019, Sueli Vargas Lopes, 54 anos, foi morta pelo marido, que se suicidou em seguida. Ambos foram encontrados mortos na casa onde moravam, no Arroio do Potreiro. Segundo a delegada Betina Martins Caumo, a autoria foi elucidada, o inquérito concluído e remetido sem indiciamento, em razão da extinção da punibilidade pela morte do agente. A motivação seria passional.

 

SUSPEITOS SOLTOS POR INSUFICIÊNCIA DE PROVAS

Em 26 de agosto de 2015, Marco Antônio Nogueira de Quadros, o Totonho, 57 anos, foi encontrado morto na Área Municipal de Camping, o Capão, com diversas marcas de violência pelo corpo, com as mãos e pés amarrados, e com um corte profundo no pescoço. Conforme a delegada Betina Martins Caumo, os três autores foram identificados e presos no início da investigação. Ao final do processo, foram absolvidos por insuficiência de provas, sendo, então, postos em liberdade. Trata-se de roubo seguido de morte (latrocínio).

No dia 13 de abril de 2019, o corpo de Alisson Silva Villiano, 29 anos, foi encontrado na estrada às margens do rio Taquari, que liga as localidade de Rincão São José e Caramujo, amarrado com as mãos para trás e perfurações de bala na cabeça e no peito.
Segundo a delegada Betina Martins Caumo, um dos autores foi identificado, chegou a ser preso no início da investigação, mas não chegou a ser denunciado em razão da insuficiência de provas. A motivação seria por desavença oriunda de aquisição e venda de entorpecente.

 

ASSASSINATOS NÃO ELUCIDADOS

No dia 28 de setembro, o foragido da Colônia Penal de Mariante, Cezar Roberto Peres de Souza, 21 anos, natural de Viamão, foi encontrado morto, com várias perfurações de arma de fogo, às margens da RSC 287, em Amoras.

No dia 15 de novembro de 2016, Claiton Luís Abeg, de 39 anos, foi morto a tiros, em frente a um estabelecimento comercial, na rua Mário Saraiva, entre os bairros Leo Alvim Faller e Ibrasa. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

No dia 25 de agosto de 2019, Luciano da Rosa Lima, 38 anos, foi assassinado na rua Carolina de Farias Alvim, no bairro Leo Alvim Faller, com vários disparos de arma de fogo. No local, a Polícia Civil encontrou projéteis de calibre 9 mm e fuzil 556.

No dia 17 de novembro de 2017, na Localidades de Passo do Juncal, Luiz Roberto de Anastácio, 54 anos, foi morto com diversos disparos de arma de fogo, após assalto à sua residência. O homem foi levado pelos criminosos e o seu corpo foi encontrado próximo da residência.

 

CRIMES SOB INVESTIGAÇÃO

Em 15 de novembro de 2020, um menor de 17 anos foi encontrado baleado, na rua João Moraes de Borba, na Vila da Caixa D’água, no bairro Rincão São José. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

No dia 29 de maio de 2021, Luís Guilherme de Brito, 26 anos, foi morto, segundo a Brigada Militar, com vários disparos de arma de fogo na região da cabeça, na rua da Paz, no bairro Prado, em plena luz do dia.

 

Taquari teve, ainda, duas mortes por confronto com a polícia

Além dos 29 assassinatos por diversas motivações, Taquari registrou, nos últimos 10 anos, duas mortes em confrontos com a polícia.
Em 2016, no dia 25 de julho, Ederon Rosa da Silva, 46 anos, conhecido como Quininho Teixeira, foi morto em confronto com a Brigada Militar. Após sacar uma arma contra um dos soldados, na rua Antenor Botelho Souza, no bairro Passo da Aldeia, um dos policiais acabou efetuando um disparo, atingindo o abdômen de Ederon, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
Em 2018, no dia 3 de setembro, em confronto com a Brigada Militar, Diogo Schul da Silva, 28 anos, natural de São Leopoldo, morreu, na rua General Osório, com um tiro no peito e outro no tornozelo, após assalto à agência dos Correios, no Centro de Taquari.
Conforme a delegada Betina Martins Caumo, estes dois casos não entram nas estastísticas de assassinatos porque o artigo 23 do Código Penal fala que não há crime quando o agente pratica o fato em legítima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.

 

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ