O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pela secretaria nacional do Trabalho, divulgou os resultados do mês de abril nesta semana. Taquari registrou 52 contratações a mais do que demissões no período, ficando na terceira colocação no Vale entre os municípios que mais geraram empregos.
O resultado ficou atrás apenas das cidades de Lajeado, que teve 144 vagas a mais no período, e Estrela, com 56. Na movimentação por setor, a indústria registrou 26 admissões a mais; serviços, 15; comércio, 9 e construção, 3. Apenas no da agropecuária o resultado foi negativo, com uma demissão a mais.
O vice-prefeito e responsável pela secretaria de Indústria e Comércio, Ramon de Jesus, disse que a administração municipal está focada em investir na geração de empregos e fomentar novos empreendimentos, através de incentivos com contrapartidas para o município. “O setor de prestação de serviços está em plena ascensão e a nossa gestão está incentivando este seguimento, com o crescimento das empresas. A ampliação das indústrias locais e a retomada de contratações pela Zanc colaboraram para o resultado positivo, além do investimento da planta produtiva da Adama, que aliado aos empregos, nos trará retorno em impostos para mais investimentos”, relatou. Outro setor que a Prefeitura tem buscado incentivar é a produção primária, que já está com um novo aviário em atividades no interior e deve ter a abertura de mais dois nos próximos meses. “Buscamos melhorias nas estradas para escoamento da produção agrícola e parcerias com os agricultores. Seguimos trabalhando, dialogando e propondo iniciativa para ampliar a geração de empregos, com diversificação de investimentos, seja voltado ao meio urbano ou ao setor rural”, salientou.
No acumulado do ano, entre janeiro e abril, Taquari registra 168 empregos a mais. O resultado é o sexto melhor no Vale. A indústria segue com o setor de melhor resultado, com 74 empregos a mais, seguida de serviços, com 48; comércio, com 31; construção, com 14, e agropecuária, com uma contratação a mais do que demissão.