A taquariense Aryela Cezimbra Schnorenberger Borba, 10 anos, está em tratamento contra leucemia linfóide aguda (LLA), tipo B, descoberta em março deste ano.
Filha do soldado da Brigada Militar (BM), Luís Fernando Schnorenberger Borba e de Sabrine Cezimbra Schnorenberger Borba, na semana passada, ela recebeu, no Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre, uma peruca confeccionada com o auxílio da campanha institucional da BM, denominada Cabelos de Aço. O projeto da BM foi lançado em 2019 e visa a mobilizar as pessoas à doação, em todo o estado, de mechas de cabelo para instituições que fazem tratamento oncológico e confecção de perucas para as pacientes.
Antes de saber que tinha a doença, Aryela foi doadora de cabelos para o Instituto do Câncer, por duas ocasiões. Na primeira delas, estava acompanhada de sua irmã, Victória, e ocorreu em 6 de janeiro de 2017, para cumprir a promessa da mãe ao conquistar o documento que confirmava a adoção da filha Aryela. A sua segunda doação de cabelo foi em 6 de fevereiro de 2019, apenas com o intuito de apoiar outras crianças.
Aryela começou a ter os primeiros sintomas da leucemia em fevereiro e o diagnóstico chegou em março. Ao saber do caso, a BM se mobilizou para retribuir a ação solidária que a jovem havia realizado anteriormente.
Grupo organiza brechó
Um grupo de voluntários está arrecadando doações para fazer um brechó em prol do tratamento de saúde de Aryela. Estão sendo arrecadados calçados, brinquedos, roupas, acessórios, objetos, tudo o que estiver em bom estado. As doações podem ser deixadas na Escola Nardy de Farias Alvim, das 8h às 11h30h e das 13h às 17h; Loja Tati, na rua 7 de Setembro; Madeireira Briás, no Km 10 da Rodovia Aleixo Rocha da Silva; na Estética da Lisi Lautert, na rua Antônio Porfírio da Costa, 673, no bairro Caieira; sede do Sindicato dos Comerciários, na rua General Osório, 2274, Centro e Stúdio Ana Borba, na rua Osvaldo Aranha, atrás do Alvi Negro. Também está sendo preparada uma rifa.