Principal / Geral / Faltam vacinas CoronaVac para a segunda dose

Faltam vacinas CoronaVac para a segunda dose

As pessoas que procuraram as unidades de saúde de Taquari, no sábado, 24 de abril, para receber a segunda dose do imunizante voltaram para casa sem a aplicação.

As unidades Central e do Colônia 20 abriram para a vacina, que encerrou em poucas horas. Mais de 30 pessoas foram dispensadas por não haver mais doses da CoronaVac. Uma delas, que prefere não se identificar, diz que ficou muito chateada com a situação. “Assim como todos que tiveram que voltar para suas casas sem a tão esperada segunda dose”, lamenta.
Ainda no sábado, a coordenadora municipal da Saúde, Etiene Marques, em vídeo postado na rede social da Prefeitura de Taquari, afirmou que a situação causou surpresa para todos os municípios do Estado e que a secretaria estadual da Saúde já estava cobrando do Ministério da Saúde mais doses.
O prefeito André Brito disse no programa Mistura Fina On-line, na manhã da segunda-feira, 26 de abril, que a necessidade de Taquari é de 1.150 doses da CoronaVac para a segunda dose, correspondentes ao período de duas semanas, devido à programação da secretaria da Saúde. “Abrimos os postos na sexta até às 21horas, antecipando em um dia a segunda dose, para que no sábado não tivessem mais problemas, na esperança que viessem as vacinas. Na sexta-feira, às dez e meia da noite, chegou para os secretários que a secretária estadual da Saúde cobrava do Ministério da Saúde o cronograma que não estava sendo cumprido”, disse o prefeito.
O atraso no envio das doses aos municípios é atribuído ao Instituto Butantan, fabricante da Coronavac, que informou ter enfrentado problemas com a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China, matéria-prima para a produção da vacina.

Segue a vacinação com a primeira dose

Ontem, iniciou-se a imunização das pessoas com 55 anos ou mais com comorbidades, nos postos Praia, Colônia 20 e Central. Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (mais de 18 anos), pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (maior de 18 anos), gestantes e puérperas, com comorbidades, independente da idade e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no no Programa BPC de 57 anos ou mais, também começaram a ser imunizadas.
Para receber a dose, é necessário apresentar comprovante que demonstre pertencer a um dos grupos de risco, como exames, laudos, relatório médico, prescrição médica com descrição da doença, receitas e/ou atestado com a descrição da doença e Código Internacional de Doença (CID), além do Cartão SUS, CPF e/ou comprovante de residência e documento de identidade com foto.

Mais doses a serem distribuídas hoje

O Rio Grande do Sul recebeu ontem, 29 de abril, a nova remessa de vacinas contra o coronavírus do Ministério da Saúde. São 353.750 doses da AstraZeneca e 7.200 doses da Coronavac. Segundo o governo do Estado, com a remessa da AstraZeneca, o plano da secretaria da Saúde é avançar na imunização dos idosos (atingir 100% da faixa etária (acima de 60 anos) e seguir a vacinação das pessoas com comorbidades. A distribuição dessa remessa aos municípios deve ocorrer hoje, através das Coordenadorias Regionais de Saúde.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ