Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pela secretaria nacional do Trabalho, mostram que, no mês de fevereiro, Taquari registrou 339 admissões e 214 desligamentos em emprego com carteira assinada. O saldo de 125 postos de trabalho a mais deixa Taquari na terceira posição entre os municípios que mais geraram empregos no Vale. Em fevereiro do ano passado, o saldo de Taquari havia sido negativo em 21 demissões a mais do que contratações.
Lajeado é a cidade que obteve o melhor resultado em fevereiro, com 415 vagas a mais, seguida de Arroio do Meio, com 175. Já os piores resultados foram de Cruzeiro do Sul, que registou 11 demissões a mais em fevereiro, e Westfália, com 8.
Para o prefeito André Brito, o dado é animador. “Os números de Taquari destacam-se em um ano de pandemia, no qual tivemos grandes desafios. A geração de empregos no município é resultado de um trabalho realizado ao longo dos anos, com qualificação, investimento e modernização da máquina pública”, afirmou. A administração também realiza tratativas com entidades e empreendedores para atrair novas empresas, além de investir na qualificação da mão de obra do município.
De acordo com as informações do Caged, a função de cobradores e afins, que reflete os empregos do call center da Zanc, foi a que teve melhor resultado em fevereiro, com 50 contratações a mais do que demissões. Os trabalhadores de soldagem e corte de metais tiveram o segundo melhor saldo, com 16 admissões a mais. Já os piores resultados foram para trabalhadores de hotelaria e alimentação, com três demissões a mais do que contratações.
No acumulado do ano, que inclui janeiro e fevereiro, Taquari registra saldo positivo de 169 empregos. Em 2020, o município também teve bons resultados, encerrando o ano com 165 empregos a mais.