Principal / Variedades / Compota de figo da Nildete da Emater

Compota de figo da Nildete da Emater

A auxiliar de serviços gerais da Emater/ASCAR de Taquari, Nildete Souza da Silva, participa na promoção de cursos sobre compotas para produtores rurais. A receita da calda que ensina serve para qualquer fruta, entre elas, o tradicional figo, doce comum nas festas de final de ano.
Para a compota de figo, é necessário colocar a fruta para ferver por cerca de 20 minutos, depois tirar a água e congelar por 24 horas. O processo facilita a retirada da casca, que pode ser feita sob água corrente, com o uso das mãos. Outro passo importante é a desinfecção dos vidros em que serão guardadas as compotas. É preciso lavá-los bem com água e sabão e colocá-los a ferver, cobertos por água, por cerca de 15 a 20 minutos.
Depois de descascado, o figo deve ser colocado em uma panela, junto com a água e açúcar. “Para fazer a calda, eu meço, em um pote ou um prato, a quantidade de frutas e coloco o açúcar na mesma quantidade. Se for um pote de frutas, eu coloco um pote de açúcar. E a água pode ser a olho, até tapar as frutas. Conforme vai fervendo, vai enxugando. Se achar que a calda está rala, coloca um pouco de açúcar. Se achar muito grossa, acrescenta água”, explica Nildete.
A compota é levada ao fogo, com a panela aberta, por cerca de três horas. Não é necessário mexer, apenas cuidar para não queimar, principalmente nos últimos minutos de cozimento. “Depois de pronto, coloco nos vidros, fecho bem e levo a ferver os vidros na água para lacrar a tampa. De 10 a 20 minutos, não precisa mais do que isso”, conta.
Desta forma, o doce se mantém conservado por cerca de um ano.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ