Principal / Geral / Eleitores renovam dois terços da Câmara Municipal

Eleitores renovam dois terços da Câmara Municipal

A eleição municipal trouxe mudanças para a Câmara de Vereadores. Das nove vagas existentes, seis serão ocupadas por pessoas que não estão na atual legislatura da Casa. Apenas Ademir (PDT), Leandro Mariante (PT) e Zé Harry (PDT) foram reeleitos para o cargo. Luís Porto (PT) e Aldo Gregory (PP), que exerceram a vereança até 2016, retornam ao Legislativo. Já Macau (PDT), Ana Paula (PT), Sérgio Bioextinset (PDT) e Felipinho (PSB) foram eleitos pela primeira vez.

Outra mudança é quanto ao número de integrantes da base do governo na Câmara, que será de oito vereadores a partir de 2021. Na atual legislatura, são cinco vereadores da base do governo municipal e quatro de oposição.
Ademir Fagundes (PDT) obteve a maior votação para o cargo. É a terceira eleição seguida que o vereador está no topo da lista dos mais votados. Ele atribui os resultados à atenção que dá para as pessoas. “Tudo que as pessoas precisam eu tento pelo menos dar uma resposta, não digo não, tento buscar algum resultado. Eu acho que isso marca muito, tentar encaminhar a pessoa, dar um retorno para ela. Eu tento ajudar na medida do que eu posso fazer e tive esse reconhecimento. Só tenho a agradecer à população de Taquari, porque eu sou sozinho em Taquari, não tenho muitos familiares, o que eu tenho são bons amigos”, relatou Ademir.
Outro reeleito pelo PDT é Zé Harry. Ele também será vereador pelo terceiro mandato. Questionado sobre a que atribui a reeleição, Zé Harry respondeu: “Às pessoas que confiam em mim e consideram que posso representá-las. Gratidão e compromisso com uma cidade progressista e solidária”, disse.
Leandro Mariante (PT) completa o trio de reeleitos para o terceiro mandato. “Eu credito ao trabalho realizado. A gente aumentou a votação, graças a um trabalho bem divulgado, tivemos uma relação boa com o eleitor, tivemos informativos que chegaram na comunidade, de modo impresso, usamos as redes sociais. E tivemos grande trabalho de corpo a corpo nesse período de 45 dias, quando fiz muitas visitas”, considerou Mariante.
Deixam a Câmara , no final de 2020, os atuais vereadores Ramon (PT), que será vice-prefeito; Pastora Mara (PSDB), candidata a vice na chapa de João Batista (PSDB); Clóvis Bavaresco (PP), que teve seu pedido de registro de candidatura indeferido por não realizar o recadastramento biométrico eleitoral; e Marquinho (PSDB), Tio Nei (PP) e Vânius (PDT), que não foram eleitos no pleito de domingo. No entanto, Vânius é o primeiro suplente do PDT e pode vir a ocupar o cargo em caso de eventual afastamento de um dos eleitos, assim como Tio Nei, que é o segundo suplente do Progressistas. Já com Marquinho, que também disputou a eleição para a Câmara, o mesmo não acontece, pois o PSDB não elegeu vereador para a próxima legislatura.

Pela primeira vez na história do município, duas mulheres são eleitas no mesmo pleito

Em 2021, duas mulheres estarão entre as nove vagas da Câmara de Vereadores. Macau (PDT) e Professora Ana Paula (PT) foram eleitas no último domingo. A proporção é histórica. Em 18 eleições no município, é a primeira vez que duas mulheres são eleitas no mesmo pleito. Até 2020, cinco mulheres haviam sido eleitas: Maria Odila da Silva Kern (PL), em 1959; Dalila Noschang (PMDB), 1972; Rosa Maria Araújo de Souza, pelo PMDB , em 1976, pelo PSDB , em 1992, MDB, m 1996 , e pelo PTB , em 2000; Andréia Portz Nunes (PDT), em 2012; Mara Regina Barcelos Rodrigues , (PSDB), em 2016. Também exerceram a vereança , como suplentes, Eurides Lopes da Costa (PSDB) , Lílian Maria Reis Kern (PSDB), Noeli Oliveira César (PP) e Rejane Porto Souza (PT).

“Para mim, é um motivo de orgulho ser a primeira vereadora negra”

E, se as mulheres estão fazendo história na eleição de Taquari, a de Macau (PDT) tem alguns capítulos a mais. Com 856 votos, além da segunda maior votação no pleito de 2020, ela obteve a maior votação feminina já registrada para o cargo no município. Até então, o posto era de Rosa Maria Araújo de Souza, em 1976, com 637 votos. Ela também é a primeira mulher negra a chegar à Câmara, a terceira pessoa negra e, coincidência ou não, filha do primeiro homem a conquistar o feito. Em 1963, Adolfo Ferreira da Silva, o Picurra, pai de Macau, foi o primeiro negro a ser eleito vereador de Taquari. “Meu pai foi precursor do negro na política em nosso município. Foi brizolista, defendendo os mesmos ideais nos quais acredito. Obviamente que na época dele existia preconceito racial na política, mas ele nunca deixou transparecer para nós e nunca deixou de fazer o bem a todos, trabalhava voltado à comunidade num todo, lutava pelo ser humano, independente de qualquer coisa. É uma vocação que vem de berço, a preocupação com o próximo. Não me intimido por ser mulher e negra. Para mim, é motivo de orgulho ser a primeira vereadora negra. Sou grata por ter sido eleita com votos de todos que em mim confiaram e assim pretendo trabalhar como vereadora, para todos”, contou Macau.
Para ela, duas mulheres na Câmara de Taquari é uma grande conquista, já que só em 1932, com Getúlio Vargas, as mulheres puderam votar e receber votos, e esta participação política foi sendo colocada em prática de forma tímida. “Hoje, ter duas mulheres eleitas é o resultado da participação da mulher no município. O eleitor vota consciente, analisando as condições de cada um, com foco para o que poderão contribuir de melhor para nosso município. Isso nos prova que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, considerou a vereadora eleita. “É urgente em nossa sociedade que as mulheres se vejam, se enxerguem, ocupem espaços.”

“É urgente em nossa sociedade que as mulheres se vejam, se enxerguem, ocupem espaços”

Na disputa eleitoral pela primeira vez, a Professora Ana Paula (PT) conquistou 694 votos, foi a quarta mais votada no pleito e obteve a segunda maior votação feminina na história de Taquari. Ex-coordenadora municipal de Educação , atribui os votos ao reconhecimento da gestão que priorizou a área, ao trabalho, junto à equipe, com comprometimento e que trouxe avanços à educação, o apoio dos colegas professores e das mulheres que buscavam mais representatividade. “Como defensora do regime democrático, avalio com muito respeito as escolhas de cada cidadão taquariense em exercer seu direito ao voto, independentemente da opção ideológica. Mas, em relação à minha votação, fiquei extremamente feliz , ainda mais por ter obtido êxito em minha primeira experiência como candidata”, relatou.
Sobre a participação feminina, Ana Paula destaca que, embora ainda seja minoria, há um avanço. “Pretendo atuar fortemente na representatividade feminina. Esse compromisso já era uma intenção e se tornou latente durante a campanha. Fui surpreendida com o número enorme de mulheres que me fez este apelo, de representar as mulheres . Sobretudo, trata-se de uma questão de identidade. É urgente em nossa sociedade que as mulheres se vejam, se enxerguem, ocupem espaços que até bem pouco tempo só faziam parte do universo masculino”, declarou. Entre os projetos da vereadora eleita, está a mobilização de mulheres de diferentes áreas de atuação e experiências de vida para criar uma rede de apoio, com intuito de conscientizar outras mulheres sobre a história de preconceito e discriminação, sobre a necessidade de se manterem unidas para vencer este contexto e avançar. “Apoiando mulheres que se encontram em situação de violência, vulnerabilidade, enfim, uma rede de apoio multidisciplinar, voluntária , que atue efetivamente representando outras mulheres e os temas que são mais relevantes a nós”, contou.

Dois vereadores retornam à Casa e dois conquistam um mandato pela primeira vez

Luís Porto (PT) e Aldo Gregory (PP) são dois candidatos eleitos que já exerceram o mandato por quatro anos. Os dois foram colegas na legislatura de 2013 a 2016 e voltarão à Câmara para o próximo mandato, entre 2021 e 2024.
Já Sérgio Bioextinset (PDT) e Felipinho (PSB) foram eleitos pela primeira vez. Felipinho já exerceu a vereança, em agosto de 2018, quando suplente do Partido dos Trabalhadores, do qual era integrante. Já Sérgio é novo na política. Esta é a primeira eleição que disputa e conquistou a quarta vaga do PDT na Câmara.

“Estarei ao lado do prefeito como quero que ele esteja ao meu lado, apoiando minhas ideias”

GERAL - VEREADORES ELEITOS Aldo 01Eleito pelo Progressistas, Aldo Gregory retornará aos trabalhos do Legislativo em 2021, sendo o único na Casa a não integrar um partido que compôs a base do governo André Brito na eleição de 2020. Todos os outros nove vereadores da Casa estavam na coligação Taquari Sempre Mais (PDT, PT e PSB). Embora não integrante da base do governo, o partido de Aldo também não apoiava outra chapa à majoritária e se manteve neutro na eleição para o Executivo. O vereador eleito não se incomoda com a situação. “Passada às eleições, nós temos que deixar de lado as rusgas políticas e lutar com o Executivo pela nossa comunidade. Serei parceiro dele, porque os nossos ideais são os mesmos. Estarei ao lado do prefeito como quero que ele esteja ao meu lado, apoiando minhas ideias, apoiando meus projetos. Não me considero oposição. Eu sou parceiro de bons projetos e melhorias para nossa cidade, meu perfil sempre foi esse”, relatou. Esta é a primeira eleição que Aldo disputa filiado ao Progressista. Anteriormente, ele era integrante do PDT, mesmo partido do prefeito eleito, André Brito.
O vereador atribui sua votação ao reconhecimento do trabalho honesto, voluntário e voltado à comunidade que realiza há anos. “É a identificação desse eleitorado, demonstrando que acredita no meu trabalho. Eu desenvolvo há muito tempo em Taquari um trabalho comunitário junto à Igreja Católica, voluntário junto ao hospital. Fiz uma campanha limpa, de visita, de pessoa em pessoa. Tenho uma boa bagagem para desenvolver projetos em Taquari, sempre visando ao bem da nossa comunidade. Eu não vou para o Legislativo para me favorecer, eu vou para continuar ajudando a comunidade”, salientou.

“Nossa turma que vai entrar na Câmara  e vai dar a resposta que o povo quer”

GERAL - VEREADORES ELEITOS Luís Porto 01Com 799 votos, Luís Porto é o candidato a vereador mais votado pelo PT em Taquari. Ele bateu a votação de Ramon, em 2016, de 742 votos, até então a maior da história do partido no município. Luís volta à Câmara, depois de ter exercido a vereança entre 2013 e 2016, eleito pelo PT, e em 2012, quando suplente do partido.
Para Luís, a divulgação do seu trabalho junto à comunidade foi fundamental para a conquista. “Esse foi outro tipo de campanha, sem comício, de bastante visita. Eu agradeço a cada um que nos ajudou e acreditou em nós e venho afirmar cada vez mais que, assim como Maneco, que foi nosso grande líder, estou à disposição para trabalhar, se precisar trabalhar 24 horas, estarei à disposição”, disse.
Para o vereador eleito, o povo deu um recado nas urnas. “Que quem trabalha se reelege ou vem a se eleger. Acho que foi um marco para Taquari essa eleição. A gente tem que trabalhar e quanto mais economizar melhor, para sobrar mais dinheiro para investir nas pessoas. Nossa turma que vai entrar na Câmara vai dar a resposta que o povo quer”, considerou.

 

“Eu não sou político, sou pessoa natural, simples e humilde”

GERAL - VEREADORES ELEITOS Sérgio 01Na sua primeira disputa eleitoral, Sérgio Bioextinset conquistou uma vaga na Câmara. Com 393 votos, ele ocupa a quarta cadeira do PDT no Legislativo de Taquari. Em entrevista a O Fato, Sérgio contou que aceitou participar da eleição, a convite do prefeito eleito André Brito, para ajudar em sua campanha ao Executivo. “Os ideais que prevalecem no André são os mesmos que eu tenho, um cara religioso, católico, que eu também sou, sou devoto de minha mãe da Assunção, com muito orgulho e muito gosto. Eu acreditava que ia fazer um valor X de votos, não dizia que ia me eleger, mas que eu ia fazer uma boa votação para ajudar o partido”, lembrou.
Para Sérgio, a votação representa a confiança de amigos verdadeiros e empresas que estiveram ao seu lado. “Eu não sou político, sou pessoa natural, simples e humilde. Não gosto muito de política, apesar de que política é feita no dia a dia, até numa própria palavra, numa conversa. Sei que não será um desafio fácil, mas sei que vou fazer muita diferença. Eu sempre ajudei muito na parte social, no anonimato, quem tem que saber das minhas ações, sabe, são puras e verdadeiras, eu não faço para aparecer. Essa pessoa que sai aí buzinando pra todo mundo, gritando, é minha pessoa natural, não é por política”, disse o vereador eleito.

“Foi feita uma renovação com seis vereadores  na  Câmara e eu faço parte dessa renovação”

GERAL - VEREADORES ELEITOS Felipinho 01O candidato mais jovem eleito é Felipinho, 29 anos. Ele conquista, pela primeira vez, um mandato na Câmara, apesar de já ter atuado na vereança em agosto de 2018, como suplente do PT. Eleito pelo PSB em 2020, ele é o primeiro representante do partido a conquistar uma vaga na Câmara de Taquari. “A gente confiava que o PSB colocaria um candidato e que quem fizesse mais de 300 votos estaria no páreo. Eu tinha uma perspectiva de fazer entre 320 e 330 votos e realmente se concretizou , porque foram 325. Infelizmente, por 28 votos, o partido não colocou mais um, mas o saldo final da eleição foi muito importante para nós”, declarou.
Para ele, o apoio recebido durante a campanha foi fundamental para a conquista dos votos. “Teve voto do pessoal jovem, do esporte, mas eu credito essa eleição principalmente à minha familia e amigos, que abraçaram a campanha e me deram credibilidade de que eu tinha maturidade para estar na Câmara de Vereadores. Me sinto mais do que pronto para ser vereador, eu aprendi muito e este com certeza é o momento certo para estar na Câmara trabalhando por Taquari. Essa eleição foi importante para mostrar que foi feita uma renovação com seis vereadores na Câmara e eu faço parte desta renovação”, disse.

GERAL - VEREADORES ELEITOS TAQUARI

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ