O restaurante Galpão da Culinária Gaúcha, no bairro Coqueiros, oferece pratos típicos do Rio Grande do Sul em seu cardápio, servido nas noites de sexta-feira, almoço de domingo, e em festas e eventos. Uma das delícias é o arroz carregado à moda do galpão, que o proprietário do empreendimento, Sérgio Kern, ensina a fazer.
É preciso ter em mãos meio quilo de carne de rês (paleta ou agulha), meio quilo de carne de porco, meio quilo de linguiça calabresa, um quilo de arroz, um molho pequeno de couve, três cenouras médias, duas cebolas picadas, quatro dentes de alho picados, duas folhas de louro, um maço de tempero verde, uma lata de milho verde, sal a gosto e uma pimenta vermelha opcional. As carnes precisam ser cortadas em cubos e a linguiça em rodelas, e devem ser colocadas para fritar. “Quando estiverem bem douradas, junte a cebola, o alho, a pimenta e as folhas de louro”, explica Sérgio.
Em um recipiente, colocar as cenouras cortadas em rodelas, a couve bem fininha e o molho de tempero verde .Deixar reservado. “Quando os temperos estiverem prontos, coloque o arroz e deixe fritar por alguns minutos. Acrescente água fervendo até dois dedos acima dos ingredientes. Coloque a cenoura, o milho, a couve e misture bem”, relata.
Depois é só deixar cozinhar em fogo brando por mais cinco minutos, provar o sal, colocar o tempero verde picado ( já foi colocado mais acima ) e esperar completar o cozimento do arroz. A porção serve, em média, oito pessoas.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...