O 48° Festival de Gramado exibiu 19 curtas-metragens na Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa. Um deles foi o filme Construção, dirigido pelo taquariense Leonardo Santos da Rosa, 24 anos. Na última quarta-feira, ocorreu a premiação da mostra e Construção conquistou os troféus de melhor filme, melhor direção (Leonardo Santos da Rosa) e melhor montagem (Arthur Amaral e André Berzagui).
“Foi uma grande surpresa. Mostra o nosso reconhecimento na área e dá uma baita força para continuar a fazer cinema no Rio Grande do Sul. A gente sempre sonha em algum momento em fazer parte de Gramado, ainda mais ganhando prêmios importantíssimos no Gauchão, como chamam a competitiva gaúcha de curtas”, disse o taquariense, destacando que é o segundo ano consecutivo que uma produção da Universidade Federal de Pelotas, onde estuda cinema, ganha o prêmio de melhor filme.
O curta Construção conta a história de uma mulher que, após ser despejada de casa, retorna à sua antiga comunidade e, junto com os três filhos, inicia a construção da casa própria. O filme pode ser assistido até o próximo sábado, gratuitamente, pelo site do Festival de Gramado.
A próxima produção de Leonardo será em Taquari. O curta Grave contará, de forma documental e ficcional, a chegada de um novo momento político, que se passará numa Taquari de 2022 e de 2062, duas linhas temporais que buscarão, na ficção científica, discutir o momento atual não só da cidade como do Brasil. O roteiro foi um dos sete selecionados, entre 93 inscritos, para ser desenvolvido no MetroLab, um laboratório de Curitiba para desenvolvimento de curtas.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...