A Brigada Militar está buscando adesão de empresas de Taquari ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS), com doações através do ICMS devido. A Certaja foi a primeira a aderir e repassará R$ 204,5 mil para compra de uma viatura Pick-up 4×4 blindada para a corporação.
O PISEG/RS é similar às leis de incentivo à cultura e ao esporte e possibilita às empresas doar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado, para serem aplicados na compra de equipamentos como viaturas blindadas, pistolas Glock, coletes balísticos, rádios-comunicadores, entre outros. Os recursos destinados pelo meio empresarial de Taquari só podem ser aplicados na cidade, ficando vinculados à Brigada Militar do município.
O capitão Fábio Bilhar relata que tem se reunido diariamente com os empresários locais para apresentação do programa. “A aceitação está sendo excelente, pois todos entendem que segurança não é gasto, é investimento. É uma oportunidade única de fortalecer a Brigada Militar de Taquari. Neste primeiro momento, estamos focando na aquisição de viaturas blindadas para o policiamento”, informou o capitão.
Outro projeto da Brigada Militar que está sendo financiado pela iniciativa privada é a construção do novo quartel, na rua Sete de Setembro, próximo ao Sicredi. A entrega do prédio deve ocorrer em dezembro. “É o reconhecimento da comunidade ao esforço diário dos brigadianos. A modernização vai aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população de Taquari”, disse.
Empresas interessadas em destinar percentuais do ICMS à segurança podem entrar em contato com a Brigada Militar (3653-1290 ou 190) para esclarecer o funcionamento do PISEG, ou agendar uma visita com o comando da corporação.
