Com medidas preventivas para evitar a Covid-19, como distanciamento e máscara, os devotos de Nossa Senhora da Assunção manifestaram a fé, no último final de semana. A edição deste ano da Romaria não foi realizada, em decorrência da pandemia de coronavírus, mesma situação de 2009, então com o surto de influenza H1N1, a Gripe A. A 32ª Romaria realizada sempre no terceiro domingo de agosto, aconteceria no último dia 15.
Diferente de onze anos atrás, o acesso ao Santuário ficou fechado por força de um decreto municipal que proibiu a abertura dos portões. Para atender aos devotos, imagens de Nossa Senhora da Assunção foram colocadas nas proximidades dos portões e, junto delas, cestos para coletas de alimentos a serem distribuídos a famílias carentes.
Dias antes da data em que ocorreria a caminhada, devotos já faziam demonstrações de fé. Durante todo o final de semana foi registrado movimento em frente ao Santuário, de pessoas que chegavam a pé, fazendo uma caminhada solitária, de bicicleta, ou de carro, para uma prece rápida.
A moradora do bairro Leo Alvim Faller, Maria Regina da Silva, 28 anos, esteve no santuário na manhã do domingo para levar flores e agradecer. “No ano passado, minha mãe estava com pontada (pneumonia) e já tinha tido duas vezes. O médico disse que o pulmão estava todo comprometido. Então fiz uma promessa para Nossa Senhora da Assunção e ela me atendeu. Acompanhamos (Maria Regina e a mãe) a Romaria no ano passado. Eu trouxe ela, e, neste ano, a gente iria de novo, mas com esta questão do vírus não foi possível. Somos muito devotos”, revela.
O coordenador do Santuário, frei João Sulzbach, estima que, nas duas semanas em que a imagem permaneceu junto aos portões, mais de dois mil devotos passaram pelo local. O número maior de pessoas foi no sábado, 15, data dedicada à Nossa Senhora da Assunção, e o domingo, 16, quando ocorreria a Romaria. ““Foram muitos romeiros que passaram por aqui, foi continuamente, e não houve aglomerações, tinha um pessoal cuidando disso”, diz. Foram arrecadados cerca de 500 quilos de alimentos. “O pessoal mostrou esse gesto de solidariedade”, completa.