Principal / Geral / Estado abre debate para o retorno das aulas presenciais

Estado abre debate para o retorno das aulas presenciais

Passados mais de cinco meses da suspensão das aulas, o governo do Estado começa a vislumbrar a possibilidade do retorno às escolas. Nesta semana, o governador Eduardo Leite e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) começaram o debate. Segundo a assessoria de imprensa do Estado, o retorno será no modelo híbrido (virtuais e presenciais) e na conversa realizada na manhã da terça-feira, 11 de agosto, foram apresentadas sugestões de datas e possibilidades que serão debatidas dentro das 27 associações regionais de municípios e analisadas em reuniões que ocorrerão ao longo das próximas semanas.

O Estado propõe o retorno gradual e escalonado das aulas a partir de 31 de agosto para  as redes pública e privada. O primeiro nível a voltar seria o educação infantil. O ensino superior retornaria em 14 de setembro, o médio e técnico, em 21 de setembro, os anos finais do ensino fundamental, em 28 de setembro ,  e os anos iniciais, em 8 de outubro. O retorno às aulas presenciais ocorrerá, pela proposta do Estado, somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja.
O governo do Estado prevê a compra de equipamentos de proteção individual para alunos e professores da rede estadual, como mais de 9,8 mil termômetros de testa, mais de 328 mil máscaras de uso infantil, mais de 1,9 milhão de máscaras de tamanho infanto-juvenil e mais de 1,3 milhão de máscaras para adultos (alunos e funcionários). No total, o investimento somente em EPIs será de cerca de R$ 15,3 milhões.
Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, os prefeitos terão a palavra final para o retorno nos municípios. “Não será uma imposição. Estamos sugerindo um calendário e, se o quadro do contágio por coronavírus não apresentar um achatamento da curva, tudo será revisto. A autonomia de levar os filhos para a escola é dos pais. Se preferirem não fazer isso,  será necessário que o Estado e os municípios busquem alternativas para a continuidade da educação. Os prefeitos terão a autonomia para, dentro da realidade da sua cidade, decidir se há condições para o retorno presencial”, explicou.
A retomada das aulas ainda não está definida. Os presidentes das 27 associações regionais levarão o tema aos prefeitos para apresentarem suas posições e, depois, unirem em uma proposta única da Famurs, a ser novamente debatida com o Estado em breve. Há, ainda, previsão de uma reunião com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tratar do tema, que deverá ser agendada nos próximos dias.

Famurs diz não haver  segurança para a retomada   

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, destaca que as atividades escolares devem ser retomadas somente quando houver a segurança necessária para não colocar vidas em risco. “Recebemos (a proposta do Estado) com preocupação porque não nos parece ser o momento de termos segurança, ainda mais, pela proposta do governo do Estado, começando pela educação infantil, contrariando uma pesquisa realizada com centenas entidades do Rio Grande do Sul, que indicava o retorno pela educação média e superior.” Na próxima terça-feira, a Famurs voltará a reunir-se com o governo do Estado, após ouvir os municípios através das 27 regionais.

Undime defende retomada para menores de 3 anos após a vacinação  

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime/RS) manifestou-se publicamente sobre uma possível retomada das aulas nas próximas semanas. Conforme a entidade, o retorno às atividades educacionais, na forma presencial, deverá ocorrer somente se os órgãos de saúde, balizados pela Ciência, considerarem a existência das condições necessárias; que a decisão pela retomada seja decidida em conjunto, efetivando o Protocolo de Intenções assinado entre Estado/Famurs/Undime-RS, ao final de 2019, em regime de colaboração. A Undime defende que a retomada ocorra nos níveis superiores da educação, na forma regular e de suas demais modalidades, sendo inicialmente pela educação superior, seguida pelos cursos técnicos e profissionalizantes, pelo ensino médio, pelo ensino fundamental – anos finais, pelo ensino fundamental – anos iniciais e, por último, pela pré-escola (4 e 5 anos), em períodos esparsos e distintos, caso existam as condições para tal retomada, em CADA UMA das etapas acima mencionadas e que, diante da impossibilidade de atendimento dos protocolos estabelecidos, que o retorno da etapa Creche (0 a 3 anos) ocorra somente se existir vacina disponível para imunização.

Ensino Privado está pronto para receber alunos  

O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) apresentou uma nota sobre a proposta do governo do Estado destacando que as escolas estão prontas para receber os alunos. “Há dois meses existe um protocolo para esse retorno, já cumprido pela maioria das instituições da rede privada. Nossos associados, a partir desses protocolos, elaboraram seus Planos de Contingência – que atendem itens como o distanciamento entre os alunos, menor circulação nas instituições e medidas de higienização – para permitir que os alunos possam voltar com o máximo de segurança possível. Nossa prioridade sempre foi e sempre será a preservação da vida”. Conforme o sindicato, a retomada deverá ser gradual e cada instituição deverá definir quais alunos voltam primeiro.

Cronograma proposto de retorno às aulas

31/8 – Ensino Infantil (público e privado)
14/9 – Ensino Superior (público e privado)
21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ