A Polícia Rodoviária Federal apreendeu grande quantidade de droga na BR-386, em Paverama, na madrugada da sexta-feira, 7 de agosto. Foram duas toneladas de maconha e 85 quilos de cocaína encontrados em meio à carga de uma carreta. A polícia estima que a apreensão gerou prejuízo de mais de R$ 7 milhões para o crime organizado. Três pessoas foram presas.
Informações do serviço de inteligência da PRF levaram à abordagem de uma caminhonete Tiguan, com placas de Marília, São Paulo, e uma carreta de Francisco Beltrão, no Paraná. Dois homens estavam em cada veículo, todos com destino à região metropolitana de Porto Alegre. Quando os polícias iniciaram a vistoria, o passageiro da carreta fugiu correndo, momento em que os outros três ocupantes dos veículos foram imobilizados.
Na averiguação da carga da carreta, a PRF constatou que havia pacotes escondidos sob a farinha e amido de milho. Foram encontrados diversos fardos de drogas, totalizando duas toneladas de maconha e 85 quilos de cocaína.
O motorista da carreta, de 27 anos, morador de Francisco Beltrão, e os ocupantes do carro, de 32 e 35 anos, ambos de Foz do Iguaçu/PR, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Eles foram encaminhados com os veículos e a carga para registro do flagrante na Polícia Federal de Porto Alegre.
Outras apreensões
A PRF tem feito diversas apreensões no trecho da BR-386, em Paverama. Em 29 de julho, um morador de São Martinho, de 44 anos, foi preso com 19 comprimidos de ecstasy, 17 pinos de cocaína, um revólver calibre 38 e munições. Em maio, um homem de 53 anos e sua filha, de 26 anos, que estava grávida, moradores de Crissiumal, foram presos transportando dois quilos de crack, nas proximidades do pedágio da BR-386, em Paverama.
A Polícia Rodoviária Federal também divulgou recentemente um balanço da terceira fase da Operação Tamoio, realizada em todo o país, com intensificação da fiscalização, utilização de cães farejadores e aeronaves, entre outros. Somente no Rio Grande do Sul, as ações realizadas entre os dias 18 e 26 de julho resultaram na apreensão de 1,4 tonelada de maconha, 400 quilos de cocaína, 240 mil maços de cigarros contrabandeados e 225 mil dólares e um milhão de reais sem comprovação de origem. Foram presas 121 pessoas e recuperados 20 veículos em situação de roubo ou furto.