Principal / Variedades / Fervido será instituído como patrimônio de Taquari

Fervido será instituído como patrimônio de Taquari

Uma receita dos colonizadores açorianos, mantida até hoje pelos taquarienses, está  prestes a torna-se um símbolo da cultura local. O caldo grosso feito com legumes, verduras e carnes, muito apreciado no inverno, será instituído como Patrimônio Cultural de Taquari.
A ação da Secretaria Municipal da Saúde busca preservar a receita, a forma de preparo e as histórias que se mantêm na oralidade da população.
A inscrição do Fervido integra a segunda edição do Dia Estadual do Patrimônio, que é comemorado em 17 de agosto e, neste ano, terá como tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”.
A coordenadora da Cultura, Sabrina Freitas, explica que o prato foi escolhido por ser originário das ilhas açorianas, com uma formatação mais densa (sem caldo), conhecido por cozido. A receita é herança dos casais açorianos – povoadores de Taquari – e recebeu uma variação na forma em que é feito, com a introdução de ingredientes nativos da região, tipo: mandioca, batata, milho. “Como nosso inverno é rigoroso, necessitando aquecer o corpo e a alma, o cozimento foi recebendo mais líquido, tornando-se um saboroso caldo quente conhecido   pelos taquariense como Fervido”, explica Sabrina.
O processo de instituição do Fervido como patrimônio cultural está tramitando no Executivo e, para embasar o processo, a coordenação de cultura está coletando histórias relacionadas ao prato. As pessoas que tiverem alguma versão podem encaminhar para o e-mail imprensataquarirs@gmail.com, que serão anexados ao processo e disponibilizados no site da Prefeitura.
Além da inclusão do Fervido como patrimônio cultural local, a programação pelo dia do Patrimônio, que, neste ano, será todo em formato virtual, haverá uma exposição fotográfica com imagens do Theatro São João, coletadas na comunidade.

VARIEDADES - Fervido 03

A RECEITA

Quem deseja preparar o prato típico, o chefe de cozinha Sérgio Kern passa uma receita. O fervido pode ser adaptado ao gosto de cada cozinheiro. Kern diz que o prato é muito pedido pelos clientes, especialmente nos dias frios e de chuva.

INGREDIENTES

5 Kg de carne de peito de rês
1Kg de batata inglesa
1Kg de batata doce
5 Kg de aipim (cozido e sem pavios)
9 espigas de milho (cortadas em rodelas)
um moranga cabotiá
cinco cenouras
um repolho
três molhos de couve
uma cabeça de alho
2 kg de tomate maduro
1 lata de extrato de tomate
2 kg de cebola
4 pimentões verdes

MODO DE PREPARO

Em uma panela bem grande, coloque um pouco de óleo e a carne cortada em cubos. Logo em seguida, acrescente os temperos: cebola, alho, tomate, pimentões, e o extrato de tomate. Deixe cozinhar por 30 minutos e ficará como se fosse uma carne com bastante molho. Descasque os demais ingredientes em pedaços médios (não tão pequenos) e acrescente ao molho de carne, exceto o repolho e a couve, que serão colocados por último. Quando todos os legumes estiverem cozidos, acrescente o aipim e deixe ferver, finalizando com o repolho e a couve, que pode ser picada em tiras largas e as folhas do repolho, rasgadas. Acrescente o sal.
Rende de 25 a 30 porções.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ