Uma receita dos colonizadores açorianos, mantida até hoje pelos taquarienses, está prestes a torna-se um símbolo da cultura local. O caldo grosso feito com legumes, verduras e carnes, muito apreciado no inverno, será instituído como Patrimônio Cultural de Taquari.
A ação da Secretaria Municipal da Saúde busca preservar a receita, a forma de preparo e as histórias que se mantêm na oralidade da população.
A inscrição do Fervido integra a segunda edição do Dia Estadual do Patrimônio, que é comemorado em 17 de agosto e, neste ano, terá como tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”.
A coordenadora da Cultura, Sabrina Freitas, explica que o prato foi escolhido por ser originário das ilhas açorianas, com uma formatação mais densa (sem caldo), conhecido por cozido. A receita é herança dos casais açorianos – povoadores de Taquari – e recebeu uma variação na forma em que é feito, com a introdução de ingredientes nativos da região, tipo: mandioca, batata, milho. “Como nosso inverno é rigoroso, necessitando aquecer o corpo e a alma, o cozimento foi recebendo mais líquido, tornando-se um saboroso caldo quente conhecido pelos taquariense como Fervido”, explica Sabrina.
O processo de instituição do Fervido como patrimônio cultural está tramitando no Executivo e, para embasar o processo, a coordenação de cultura está coletando histórias relacionadas ao prato. As pessoas que tiverem alguma versão podem encaminhar para o e-mail imprensataquarirs@gmail.com, que serão anexados ao processo e disponibilizados no site da Prefeitura.
Além da inclusão do Fervido como patrimônio cultural local, a programação pelo dia do Patrimônio, que, neste ano, será todo em formato virtual, haverá uma exposição fotográfica com imagens do Theatro São João, coletadas na comunidade.
A RECEITA
Quem deseja preparar o prato típico, o chefe de cozinha Sérgio Kern passa uma receita. O fervido pode ser adaptado ao gosto de cada cozinheiro. Kern diz que o prato é muito pedido pelos clientes, especialmente nos dias frios e de chuva.
INGREDIENTES
5 Kg de carne de peito de rês
1Kg de batata inglesa
1Kg de batata doce
5 Kg de aipim (cozido e sem pavios)
9 espigas de milho (cortadas em rodelas)
um moranga cabotiá
cinco cenouras
um repolho
três molhos de couve
uma cabeça de alho
2 kg de tomate maduro
1 lata de extrato de tomate
2 kg de cebola
4 pimentões verdes
MODO DE PREPARO
Em uma panela bem grande, coloque um pouco de óleo e a carne cortada em cubos. Logo em seguida, acrescente os temperos: cebola, alho, tomate, pimentões, e o extrato de tomate. Deixe cozinhar por 30 minutos e ficará como se fosse uma carne com bastante molho. Descasque os demais ingredientes em pedaços médios (não tão pequenos) e acrescente ao molho de carne, exceto o repolho e a couve, que serão colocados por último. Quando todos os legumes estiverem cozidos, acrescente o aipim e deixe ferver, finalizando com o repolho e a couve, que pode ser picada em tiras largas e as folhas do repolho, rasgadas. Acrescente o sal.
Rende de 25 a 30 porções.