Principal / Geral / Medidas restringem acesso aos espaços públicos e horário de funcionamento de comércio noturno

Medidas restringem acesso aos espaços públicos e horário de funcionamento de comércio noturno

O aumento no número de casos de coronavírus no município e as aglomerações registradas nos finais de semana são os motivos justificados pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, para a adoção de medidas mais restritivas. No final de semana, a fiscalização municipal notificou quatro estabelecimentos comerciais e multou uma sorveteria.
A partir das 18horas de hoje, a circulação de pessoas na Lagoa Armênia e em praças, como a da Bandeira e São José, está proibida, aos finais de semana, até  às 6horas da manhã da segunda-feira.A medida restritiva está no decreto municipal, publicado na terça-feira, 21 de julho. No mesmo documento, a administração reitera o decreto de calamidade pública de 19 de março de 2020.A restrição ao uso dos espaços públicos foi anunciada pelo prefeito Maneco, na noite da segunda-feira, 20 de julho, durante transmissão ao vivo pela rede social. Ele justificou que a medida foi adotada devido ao aumento no número de casos de coronavírus em Taquari e na circulação de pessoas aos finais de semana nas áreas de lazer do município. “Está proibido ir  nos espaços públicos. Infelizmente, as pessoas estão se passando e não respeitando, fazendo aglomeração”, disse o prefeito. Outra medida é o fechamento de todas as atividades da meia-noite às 6h da manhã, ou seja, na madrugada do sábado, domingo e da segunda-feira, exceto das farmácias e hotéis. A medida, inclusive, vale para postos de gasolina e lojas de conveniência. Não será permitido o serviço de tele-entrega nem telebusca. “Não há nada necessário para se comprar de essencial nesse horário, nos finais de semana. Acaba ficando abertos os lugares para comprar bebida e aglomeração de pessoas, envolvendo trabalho para a Brigada Militar e a Fiscalização. Adotamos essas duas medidas para não ter medidas mais gravosas no futuro”, explicou.
Academias serão fechadasa partir de amanhã Em uma reunião na tarde de ontem, na Prefeitura, os profissionais das academias decidiram, em acordo com o poder público, pela suspensão das atividades nas academias e espaços públicos por uma semana. A medida será adotada em decorrência do aumento no número de casos no município. “Foi uma preocupação conjunta entre a administração municipal, com clubes, academias e educadores físicos, e é uma forma de prevenção diante da possibilidade de avanço do contágio do coronavírus em nossa cidade”, disse a proprietária de academia, Gilmara Santiago. A suspensão passa a valer a partir deste sábado.

Em julho, já são 30 TCs por descumprimento dos decretos

A Brigada Militar está atuando junto dos fiscais da Prefeitura e tem recebido, da própria comunidade, denúncias de aglomerações no comércio, espaços públicos e de festas.  O comandante da BM de Taquari, capitão Fábio Bilhar, salienta que, além da notificação e multas aplicadas pela Prefeitura, a corporação tem confeccionado Termos Circunstanciados (TCs), pelo artigo 268 do Código Penal, responsabilizando as pessoas que infringem o decreto. “As pessoas que descumprem estão sendo responsabilizadas criminalmente, também, e não só administrativamente, através de uma multa.”
Somente em julho, até o dia 23, foram 30 Termos Circunstanciados,  que é considerado um número expressivo para Taquari. “Envolve uma questão coletiva, não é individual. Cada pessoa pode ocupar uma  vaga de um leito de um hospital”, diz.

Após reconsideração, Vale do Taquari permaneceu na bandeira laranja

A expectativa se confirmou, e o Vale do Taquari foi classificado com bandeira vermelha, no mapa preliminar divulgado às 18horas da sexta-feira, 17 de julho. A região de Lajeado, da qual Taquari faz parte, obteve média ponderada de 1,74, que, no arredondamento, passa para 2, correspondendo à bandeira vermelha. Nessa classificação, que significa alto risco de contágio do coronavírus ou saturamento do sistema de saúde, alguns setores da economia precisam adotar medidas mais restritivas. A Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) recorreu – o modelo de distanciamento abre prazo até a tarde do sábado – e o Gabinete de Crise do Governo do Estado manteve a bandeira laranja, pelo menos até a segunda-feira, 27 de julho. O anúncio definitivo foi feito no final da tarde da segunda-feira, 20 de julho, pelo governador Eduardo Leite, através de transmissão ao vivo pela rede social. A análise da situação das regiões é realizada semanalmente. Para definir a média ponderada, são levados em consideração 11 indicadores, como número de leitos UTI Covid-19 ocupados, disponibilidade de leitos e número de óbitos. Os prefeitos justificam, entre outros, que 50% dos leitos de UTI de hospitais estavam ocupados por pacientes de outras regiões.

Segue o risco de bandeira vermelha

O prefeito Maneco disse, ontem, a O Fato, que está mantido o risco de bandeira vermelha no Vale do Taquari. Ele justificou que o número de contaminados e internações aumentou na última semana e, como o governo do Estado mantém os pacientes de outras regiões no cálculo, poderá ser novamente classificado como alto risco. O anúncio preliminar das bandeiras da região será realizado hoje, no final da tarde. Após, a Prefeitura abre recurso para os prefeitos e, na segunda-feira, é divulgada a bandeira definitiva para a semana.

Dezesseis novos casos comunitários em três dias

Os registros de novos casos de coronavírus no município tiveram um aumento acima da média das semanas anteriores, de 12 pessoas positivadas. Entre a quinta-feira, 16, e ontem, 23 de julho, foram 22 novos pacientes, sendo 13 homens, com idades de 20, 24, 28, 39, 37, 27, 43, 70, 55, 64, 28, 37 e 54 anos, e nove mulheres, com 48, 24, 20, 54, 28, 33, 51, 34 e 24 anos. Só em três dias foram 16 casos. Conforme a Prefeitura, no supermercado Ávila foram apenas dois casos positivos.  Taquari tem 34 casos ativos (até ontem) enquanto que, no início do mês, havia apenas seis. Com os registros desta semana, o município chega a 191 pessoas com coronavírus, registrados desde 30 de março. Há 230 pessoas monitoradas e 17 aguardando resultado de exames. Curados são 154 e três óbitos. Na UTI do Hospital São José, até a tarde de ontem, eram quatro pacientes, todos  homens, sendo dois de Camaquã, com 73 e 85 anos; um de Bom Retiro do Sul, com 56 anos, e um de Osório, com 70 anos.

COVID - Casos Novos

COVID - Curva Casos

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ