As chuvas que ocorreram nas últimas semanas ainda não foram suficientes para elevar o nível do Rio Taquari. Segundo o coordenador municipal de Agricultura, Leandro Palagi, os riachos e sangas que deságuam no rio estavam muito baixos e a precipitação não chegou a elevar consideravelmente o volume de água do Taquari.
Na régua em que a secretaria da Agricultura acompanha as medições, houve aumento de 30 centímetros. Com cerca de 1,5 metro, o rio está no nível considerado o mínimo para a época, quando o Taquari alcança cerca de três metros no ponto acompanhado pela secretaria. “Melhorou a situação dos açudes, da água para os animais, mas ainda precisa de mais chuva para elevar o rio”, informou.
As perdas nas lavouras decorrentes da seca são significativas. O coordenador estima prejuízo de R$ 10 milhões, principalmente nas culturas do milho, arroz e soja. “Também estão sendo registradas perdas nas florestas de eucalipto e nativas”, contou. No entanto, esses dados ainda não estão quantificados.
A falta de água para consumo humano continua ocorrendo. Os principais problemas são na localidade de Pinheiros, nas proximidades com a rodovia Aleixo Rocha da Silva. Segundo Leandro Palagi, os moradores precisam comprar água da Corsan e a Prefeitura auxilia com o transporte até as propriedades.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...