O casal Juliane Bueno da Silva, 31 anos, e Diego Farias dos Santos, 36 anos, tiveram um casamento civil diferente. A cerimônia ocorreu na manhã da sexta-feira, 15 de maio, por videoconferência. Em frente ao celular, na sala de casa, os moradores de Tabaí disseram sim à união e deram o tradicional beijo de casamento.
Tudo foi acompanhado pelos padrinhos, Eduardo Farias dos Santos e Hérica Pereira de Vargas, que também não saíram de casa. A cerimônia foi realizada pelo juiz de paz, Tomás Rodrigues, e pelas substitutas de tabeliã, Cristina Dapper e Quésia Martins. Inédito em Tabaí, o casamento está disponível no YouTube.
A noiva, a conselheira tutelar Juliane Bueno da Silva, 31 anos, contou a O Fato que é casada, por cerimônia religiosa, há 17 anos com Diego, com quem tem dois filhos. O casal decidiu oficializar a união no civil, visando ao compartilhamento do plano de saúde. O casamento estava marcado para 13 de abril, mas acabou adiado em função da pandemia. “Eles me ligaram e disseram que dava para fazer desse jeito, por videoconferência e eu aceitei. No início até pensei se iria dar certo, em função da internet, mas saiu tudo bem, foi bem legal, eu adorei. Só tenho a agradecer ao pessoal do cartório, que foi muito prestativo”, contou
A ideia da videoconferência veio do oficial substituto, Kelvin Braga, que resolveu seguir o exemplo do que tem sido realizado em outros municípios. “Considerando a pandemia e que o cartório de Tabaí tem toda a tecnologia para garantir a segurança do ato, solicitamos autorização para a diretora do Fórum da Comarca, que nos autorizou. O casamento foi por Skype, criptografado pelo sistema do cartório”, contou o oficial substituto.
Outros casamentos por videoconferência serão realizados pelo Cartório de Tabaí nas próximas semanas. A ideia é que seja realizada uma cerimônia a cada sexta-feira. Segundo Kelvin Braga, seis casamentos haviam sido adiados no município em função da pandemia.
O jornal entrou em contato com os cartórios de registro civil dos demais municípios de circulação do jornal O Fato, e nenhum realizou cerimônia neste formato até o momento.
