Principal / Mistura Fina / MISTURA: Troca da canalização na Getúlio Vargas pós-asfaltamento gera novo embate entre Prefeito e Corsan

MISTURA: Troca da canalização na Getúlio Vargas pós-asfaltamento gera novo embate entre Prefeito e Corsan

Na sexta-feira, 18 de abril, foi colocada nova camada asfáltica na avenida Getúlio Vargas, bairro Praia. O serviço foi realizado na pista sentido Centro/Bairro. No outro dia, parte do asfaltamento, próximo ao mercado Rio Branco, foi arrebentado para a troca da canalização de abastecimento de água.
A abertura do buraco no asfalto novo indignou o prefeito Maneco, que há poucos dias havia pintado dezenas de inscrições “Corsan” em diversas ruas da cidade, em pontos cuja pavimentação está desnivelada, segundo o prefeito, após serviços de manutenção realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento, situação que está sendo debatida judicialmente. “Menos de 24 horas após colocarmos asfalto novo na avenida Getúlio Vargas, a Corsan resolveu abrir um buraco gigantesco na via. Enquanto a Prefeitura trabalha e se esforça, eles estragam. Infelizmente, não é a primeira vez que nos deparamos com esse tipo de atitude lamentável. Não contente em prejudicar a mobilidade e danificar diversas ruas por todo o município, a empresa também parece não se importar em destruir obras, cujo único objetivo é melhorar a vida dos taquarienses. É triste e revoltante. Até quando vamos ter que conviver com isso?”, disparou o prefeito Maneco em sua página na rede social Facebook, às 19h do último sábado.
A chefe da unidade de saneamento da Corsan em Taquari, Janete Satiq, também usou seu perfil na rede social para se manifestar sobre o assunto. Ela publicou, às 20h30 do último sábado, que a obra faz parte de um convênio assinado entre Município e Corsan. “Na cláusula segunda, consta que cabe à Corsan a aquisição e fornecimento de tubulações de rede de distribuição de água e fornecer a mão de obra especializada para a execução e fiscalização da troca destas redes. E na cláusula terceira, consta que cabe ao município a abertura de vala, bem como a mão de obra e material de repavimentação de ruas e passeios, onde se fizer necessário, e mão de obra para auxiliar o assentamento das redes”, relatou. Janete disse também que a troca da canalização iniciou em janeiro e já deveria estar concluída. “Um pouco antes do rodeio, foi necessário parar por falta de material de base do assentamento das redes, que seria fornecido pela Prefeitura, ficando um trecho, em torno de 8m, a ser posteriormente trocado tão logo chegasse o material. Antes do rodeio já havíamos entrado em contato com a secretaria de Obras para esta conclusão, porém foi dito para aguardar o final do rodeio. Logo após iniciou a pandemia do coronavírus, onde ficaram somente serviços essenciais em andamento. Ontem (sexta-feira) fomos pegos de surpresa com o retorno do asfalto, sem termos sido avisados para finalizar a troca da rede no trecho em questão”, disse a chefe da unidade de Taquari. Segundo Janete, para evitar futuros transtornos, a equipe da Corsan passou o sábado envolvida na troca da rede. “Pedimos a compreensão da comunidade envolvida pelo transtorno de falta de água, que ja está restabecida. Parabenizo a equipe da Corsan bem como  o pessoal da Obras da Prefeitura que se empenharam para resolver esta situação”, acrescentou.
O Mistura Fina questionou a Prefeitura sobre o motivo de não ter sido concluído o trecho antes da colocação do asfalto, sobre as determinações do contrato com a Corsan, do porquê de não ter havido notificação para conclusão da obra antes do asfaltamento e se haverá aditivo no valor de ainda em função do problema. A administração municipal enviou nota, que segue. “A Corsan deveria fazer o reparo em todas as ruas que estão em obras, para evitar situações como essas. Infelizmente, esse não é um caso isolado, no qual uma obra de pavimentação acaba sendo danificada, por um serviço de péssima qualidade realizado pela Corsan. A prefeitura tem que, muitas vezes, quase que implorar para que o serviço seja realizado. Seguiremos cobrando e notificando a empresa sempre que necessário”, disse, apenas.
Nesta semana, a Conpasul, empresa responsável pelo asfaltamento, concluiu a colocação da segunda camada em toda a via, inclusive no trecho que precisou ser refeito. Ainda falta sinalização para a finalização da obra.

PT anuncia mais nomes para vice

MISTURA - Pré-Candidatos PTA presidente do PT municipal, Ana Paula Arnt, informou ao Mistura Fina que, além dos citados na semana passada, o partido tem outros três nomes para possíveis candidatos a vice de André Brito, atual vice-prefeito e nome confirmado pelo PDT como pré-candidato ao cargo máximo no Executivo municipal em 2020. Na semana passada, foram divulgados como possíveis candidatos a vice os ex-coordenadores de Educação e Obras, Ana Paula Arnt e Luís Porto, os vereadores Ramon e Leandro Mariante e o empresário Maicon Costa. Os outros nomes do partido são o empresário Adelso Costa, o ex-vereador Régis Eli Amaral e o advogado Tiago Porto.
Adelso já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e secretário municipal de Indústria e Comércio. Régis, além de vereador, foi coordenador municipal de Agricultura e, como morador de Júlio de Castilhos, é bastante ligado ao meio rural. Já o advogado Tiago Porto chegou a ser lançado candidato a prefeito pelo PT, em 2014, numa dobradinha com o médico Edson Silva (PDT, em uma eleição suplementar que ocorreria em função da cassação dos então recém-eleitos, Maneco e André. O processo de cassação foi revertido em terceira instância judicial eleitoral, e a eleição acabou sendo cancelada. Na mesma eleição complementar, o ex-prefeito Cláudio Martins e o agora vereador Clóvis Bavaresco disputariam o pleito, mas Cláudio Martins acabou formalizando a desistência da candidatura antes do cancelamento da eleição.

“Toda perda é lamentada”

Depois de o vereador Tio Nei formalizar sua saída do PSDB e assinar ficha de filiação com o Progressista, o Mistura Fina procurou o presidente dos tucanos, João Batista Pereira, para saber como o partido vê a debandada do vereador, um dos três eleitos pela sigla em 2016. “Como ainda não tivemos reunião, fico impossibilitado de me manifestar e dizer sobre o sentimento do partido sobre o assunto”, disse João Batista. Questionado sobre a opinião como presidente, ele se limitou a dizer que “toda perda é lamentada”.
Tio Nei está no seu segundo mandato consecutivo como vereador de Taquari, mas também chegou a exercer a vereança nas legislaturas de 2005/2008 e 2009/2012, quando era suplente pelo PSDB. Com sua saída, os tucanos,  que eram a maior bancada da Câmara de Taquari junto com o PDT, ficam com dois vereadores,  Pastora Mara e Marquinho. Já o Progressista, que só tinha Clóvis Bavaresco na Câmara e era a menor bancada, agora tem dois vereadores e se iguala ao PSDB e PT em representatividade na Casa. O PDT segue com três eleitos e a maior bancada em Taquari.

Licitação online

A equipe de licitação da Prefeitura realizou de forma online, na sexta-feira, 17 de abril, um Processo de Dispensa de Licitações para aquisição de cestas básicas. Serão adquiridos 800 kits para famílias de alunos da rede municipal de ensino e beneficiários do programa Bolsa Família.

Pontos turísticos prevenidos

MISTURA - Monumentos com Màscaras 01A inscrição Eu Amo Taquari, na Lagoa Armênia, e o casal de Açorianos, na Praça Matriz, receberam máscaras no último final de semana. A ideia é chamar atenção para a prevenção ao coronavírus. “A administração, como forma de conscientizar sobre a importância dos cuidados com o coronavírus, realizou a iniciativa para reforçar a necessidade dessa proteção”, informou a Prefeitura. O uso de máscaras é obrigatório no comércio e repartições desde a última segunda-feira.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ