Paverama completou seu 32° aniversário de emancipação político-administrativa. A data foi comemorada na última segunda-feira, 13 de abril, sem Paverama Fest ou qualquer evento festivo, em função das medidas de isolamento para evitar o contágio do coronavírus.
A Prefeitura publicou, em sua página na rede social Facebook, uma mensagem em comemoração ao aniversário do município. “Celebramos mais um aniversário da nossa querida cidade. Com união e esforço de toda a população, Paverama se tornou a terra que amamos. Parabéns aos munícipes que trilham diariamente e trilharam ao longo dos anos a história do município”, disse a administração municipal.
Diversas pessoas da comunidade também deixaram suas mensagens nas redes sociais. Uma delas foi Jordana Costa Steffen, rainha da corte que representa o município em eventos e que sempre está presente nas comemorações do aniversário de Paverama. “Mesmo que estejamos passando por um momento difícil, não podemos deixar de nos conectar de coração, pois somos um povo unido, acolhedor, trabalhador e muito feliz. Este momento vai passar, vamos nos manter firmes e fortes como sempre”, disse, na rede social.
Um pouco da história
Conforme informações do site da Prefeitura, as terras de Paverama começaram a ser colonizadas por açorianos a partir do final do século 18 e, no século 19, chegaram os alemães. O município pertencia a Taquari e foi elevado à categoria de vila, em março de 1938, quando recebeu o nome de Arroio Grande. Em novembro do mesmo ano, o decreto foi modificado, passando o nome para Vila Concórdia. Em dezembro de 1944, através de novo decreto, começou a se chamar Paverama.
Em 20 de dezembro de 1987 foi realizado plebiscito para emancipação do município, onde o “Sim” prevaleceu. Em 13 de abril de 1988, foi publicada a Lei Estadual 8.560, tornando Paverama um município do estado do Rio Grande do Sul. Naquele ano, foram realizadas as primeiras eleições municipais, onde Ivo Roloff, foi eleito o primeiro prefeito de Paverama.
Prefeitos
Ivo Roloff (1989 – 1992)
Eldo Danir Dickel (1993 – 1996)
Nilo Vieira Sarmento (1997 – 200)
Ernani José Althaus (2001 – 2008)
Elemar Rui Dickel (2009 – 2012)
Vanderlei Markus (2013 – 2020)
Belezas do município
Além das praças e do Parque 13 de Abril, o principal atrativo de lazer em Paverama, há algumas belezas quase que escondidas no interior do município. Uma delas é a Cascata da Cabriúva, com a beleza da queda de água entre os rochedos que encanta os visitantes. O local fica em propriedade particular, mas o acesso é permitido.
Outro belo atrativo em meio à natureza são os túneis para passagem do trem. Na localidade de Morro Azul, é possível encontrar um túnel com 600 metros de comprimento. O ar gelado chama atenção de quem conhece o lugar.
A histórica igreja de Santa Manoela também é um ótimo atrativo no interior. Sua construção foi iniciada em 1912 e levou cinco anos para ser concluída, com trabalho totalmente manual. As paredes e teto da igreja guardam muita história, como inscrições religiosas em alemão, que foram proibidas durante a segunda guerra mundial, mas podem ser vistas em alguns trechos por trás de pinturas que foram sobrepostas.