Um taxista de Taquari, de 71 anos, que prefere não se identificar, foi vítima de um estelionatário e perdeu R$ 2.100,00. O homem, se passando por juiz, solicitou indicação na prefeitura de um serviço de taxista, que indicou a vítima. “Eu tinha que carregar um suposto juiz por três dias, 19, 20 e 21 de fevereiro. Para levar no fórum, trazer do restaurante, levar para o hotel. Fizemos um acerto por telefone. Eu quis até o fórum acertar, mas a pessoa disse que não era para ir”, conta o taxista. O estelionatário pediu água mineral, saco de gelo e um isopor para colocar à disposição dele no táxi.
Foi acertado o valor de R$ 1.100,00 pelo três dias de trabalho. O estelionatário ligou para o taxista e disse que havia depositado R$ 2.000 por engano e pedia o reembolso de R$ 900,00. O taxista depositou os R$ 900 na conta indicada. Depois o falso juiz voltou a ligar dizendo que havia depositado mais R$ 1200, mandou comprovantes fictícios e pediu reembolso. O taxista voltou a depositar na conta indicada, totalizando R$ 2.100,00. Depois dos depósitos, o estelionatário não entrou mais em contato. Quando o taxista foi verificar sua conta percebeu que se tratava de depósito fictícios e o dinheiro não havia entrado em sua conta.
O taxista fez uma ocorrência na Delegacia de Polícia. “É a primeira vez que caí em um golpe, tem que ficar cada vez mais esperto”, salientou a vítima.
No dia 21 de fevereiro, o Fórum emitiu nota alertando sobre o golpe. Segundo a nota do Fórum, o golpe ocorre da seguinte forma: um indivíduo que se passa por magistrado estadual ou federal, efetua ligações telefônicas às prefeituras e secretarias municipais, solicitando informações de prestadores de serviço de transporte terceirizado, informando que chegou há pouco na cidade e necessita contratar serviço de transporte para deslocamentos. Assim que o contato é intermediado, o golpista solicita ao transportador as informações bancárias para depositar o valor do serviço. Após um depósito fictício de valor normalmente acima do acertado, ele envia comprovante do depósito, faz contato novamente afirmando que o depósito foi a mais e pede a devolução da diferença, informando uma conta-corrente para isso. Ou então, afirma que o pagamento foi indevido e solicita a devolução do total para a mesma conta e convida o transportador para que se dirija ao fórum quando então efetuará o pagamento do serviço diretamente a ele.
