Uma alimentação leve é fundamental para os foliões curtirem o Carnaval e manterem-se com energia até o final. Por isso, a nutricionista Cláudia Saraiva Schaffer recomenda a sopa da Dona Ivete, uma receita de família, que era preparada por sua avó, Ivete Saraiva, quando recebia os filhos em casa. Dona Ivete também era uma foliã que viveu a época do Carnaval de blocos em Taquari, integrando as Margaridas.
A nutricionista adaptou a receita da avó, que levava mais batatas, para um creme leve e nutritivo, que pode ser servido frio ou quente.
São necessárias três cenouras, uma batata inglesa, uma cebola, um litro de água, um colher de chá de gengibre em pó, sal e temperos a gosto.
Comece refogando a cebola em um fio de óleo. Corte as cenouras e a batata inglesa em cubos e coloque na panela, acrescentando a água. Deixa ferver. Quando os ingredientes estiverem cozidos, acrescente o sal e bata no liquidificador. Por último, coloque o gengibre. Pode-se acrescentar cebolinha e salsinha. O prato pode ser acompanhado de torradinhas.
