O Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja realizou, na noite da segunda-feira, 23, a 17ª edição do Natal Luz e Amor, em frente à escola, na rua Othelo Rosa. Centenas de pessoas acompanharam a apresentação.
O tradicional espetáculo de luzes, música e teatro dos alunos do educandário foi organizado e ensaiado na retomada após a greve dos servidores da educação, que encerrou no dia 18 de dezembro.
A apresentação teve como tema Liberdade e durou cerca de 50 minutos, iniciando pelo nascimento de Jesus, passando pelo milagre da ressurreição de Lázaro, conforme conta a Bíblia, em que Jesus declara acerca de Si mesmo: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” ( Jo 11:25 -26). Foram cerca de 10 apresentações musicais de alunos e ex-alunos, todas acompanhadas pelo coral “Os Corujinhas”, encerrando com professores e demais funcionários da escola no palco, com a presença do Papai Noel, todos cantando “Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós”, samba-enredo da escola de samba do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense, de 1989.
Para Lilian Lopes Brandao 39 anos, mãe da aluna Lívia, o evento foi muito bonito. “Estava lindo, emocionante, mesmo depois da greve. Estava muito organizado, começou no horário, as apresentações estavam lindas. O coral cantou lindamente. A Lívia estava muito feliz por estar participando pela primeira vez do coral”, diz.
O Natal Luz e Amor do Pereira Coruja é realizado no início do dezembro, mas teve a data transferida em decorrência da greve. Conforme o diretor em exercício, André Vanderlei da Silva, o evento é preparado durante o ano e estava bem encaminhado, porém a greve desmobilizou as turmas, interrompeu os ensaios e a nova data apresentou algumas dificuldades. “Algumas apresentações não puderam ser realizadas e alguns alunos não puderam comparecer. Cogitou-se, inclusive, em não realizar”, explica. Decidiu-se, então, realizar mais perto da data do Natal. “Grande parte do que estava programado conseguimos fazer”, afirma o diretor.