O comandante da Brigada Militar de Taquari, Fábio Bilhar, anunciou no programa Mistura Fina On-line, na quarta-feira, que o novo prédio da BM será construído próximo de onde está o atual quartel, pela empresa Marozal Logística, de Triunfo.
“Temos uma primeira proposta que é uma verba destinada pelo judiciário através do GAP. Nesse meio tempo, surgiu uma segunda proposta de uma empresa, que está se instalando aqui com alguns empreendimentos, para construção integral do prédio. Nesse momento, em conversa com o comando e entes públicos da cidade, ficou decidido por esta segunda proposta”, salientou o capitão.
O prédio da Brigada Militar será construído em um terreno de esquina, próximo onde está a obra do Banco Sicredi. O projeto do quartel está sendo feito pela prefeitura de Taquari. “Estão doando este projeto para que possa ser executado por essa empresa de Triunfo”, explica o capitão. Segundo o comandante, a doação será formalizada em contrato. “Para que não corramos risco e termos segurança jurídica”. O capitão salienta que a iniciativa privada, em algumas cidades, tem noção que a segurança pública não é gasto. “Segurança pública é investimento”.
Investimento de R$ 800 mil
Em entrevista a O Fato ontem, o gerente da Marozal Logística, Fabrício Benelli de Souza, afirmou que a decisão de construir o prédio veio, principalmente, pelos policiais militares estarem mal alojados atualmente. Souza também explicou que a Marozal está investindo em um loteamento no local, assim como vendeu a área de terra para o Sicredi. “Foi por uma questão de segurança e para dar apoio para a Brigada Militar. O valor do investimento, com o terreno é de R$ 800 mil. O prédio terá 300 m², com dois pavimentos”.
Homenagem à colonização açoriana
Morador de Teutônia, o capitão Fábio Bilhar lembrou que o prédio da Brigada Militar na cidade é em estilo enxaimel, em homenagem à colonização alemã. “A ideia aqui é fazer um prédio em homenagem à colonização açoriana. “Com traços açorianos modernizados. Temos que ter um prédio em que a população se sinta mais próxima da Brigada Militar”.